Várias tecnologias fizeram a transição para cores: cinema, fotografia, televisão, impressoras… Agora é a vez da impressão 3D. A 3D Systems anunciou recentemente a ProJet 4500, primeira impressora 3D do mundo totalmente colorida, que cria objetos de plástico em tons contínuos.

Algumas impressoras 3D comuns já oferecem várias opções de cores, mas elas só podem imprimir uma cor de cada vez, e as matérias-primas não podem ser misturadas para produzir diferentes cores.

3D Systems ProJet 4500 object

A ProJet 4500 produz peças coloridas semirrígidas de plástico, e traz uma gradação entre as várias cores. Ela parece usar sinterização a laser na impressão em 3D: o laser é usado para endurecer um material em pó camada por camada. A técnica tradicional, usada em impressoras 3D comuns, é diferente: elas derretem um fio de plástico para moldá-lo na forma de objetos.

As cores que a impressora produz são mais dessaturadas, porém ela é ideal para prototipagem rápida de peças e modelos, que não precisarão ser pintados antes de serem aprovados para produção final. E o mais importante, a máquina nos deixa um pouco mais próximos dos replicadores que Star Trek nos prometeu.

Preço e disponibilidade ainda não foram revelados. [3D Systems via SlashGear]