Na sua mais recente tentativa de bloquear as criações homebrew no Wii, a Nintendo começou a usar uma nova versão do leitor óptico do Wii, uma que impede que qualquer modchip atual funcione.

Apesar disto poder ser apenas uma trocar padrão de hardware e não um esforço concertado para bloquear a pirataria, alguns modders mais sagazes rapidamente notaram a mudança – na última revisão do leitor, encontrado em um modelo australiano com o número de série LAH1098xxxxx, o chip controlador do leitor necessário para os mods anteriores havia sido completamente substituído por um novo.

 

O que eles fizeram foi combinar o antigo D1A e chip controlador do leitor em um único que agora é chamado de GC2-D3. Como você pode ver na foto, há um enorme espaço em branco na placa de circuito impresso onde o chip controlador costumava ficar.

 

Por enquanto não houve outros relatos destes Wiis aparecendo fora da Austrália, então deve demorar um pouco até os vermos espalhados por aí, mas creio que alguém já contornou este obstáculo. No entanto, a criançada que mal pode esperar para abrir seus novos Wiis e soldar um modchip na manhã de Natal provavelmente deve antes dar uma outra verificada com qual leitor eles estão vindo. [mywii.com.au via GoNintendo]