Novo SSD da Samsung aguenta até 30 Terabytes
A Samsung anunciou o início da produção da maior unidade de armazenamento SSD (solid-state drive) já feita em massa. Trata-se do modelo PM1643 que conta com 30,72 Terabytes compridos em um corpo de 2,5 polegadas.
Na prática, com um desses, você consegue guardar 5.700 filmes HD de 5 GB cada — o equivalente a 500 dias seguidos rodando os arquivos. Tá bom pra você?
• O Spotify estava desperdiçando a vida útil do seu SSD silenciosamente
• Este SSD para espiões se autodestrói na hora ao receber um código via SMS
Antes que você se empolgue muito, esta nova unidade de armazenamento é voltada para clientes empresariais. A ideia é que ele seja uma opção para companhias que queiram mudar de soluções mecânicas, como o bom e velho HD, para a tecnologia SSD. Mesmo assim, o seu lançamento dá uma esperança para nós, reles mortais.
Como pontua o The Verge, o fato é que com o lançamento de SSDs de alta capacidade ajudam a pressionar a redução de preço em unidades menores. Então, no curto prazo, existe a possibilidade de termos SSDs mais baratos.
A briga do SSDs de alta capacidade está acirrada. No ano passado, a Seagate apresentou um protótipo de 60 TB, mas num corpo de 3,5 mm.
Este da Samsung, segundo a própria empresa é composto por 32 chips de memória flash NAND de 1 TB, comprimidos em 16 camadas de chips V-NAND de 512 GB. Ele pode alcançar velocidades de transmissão de até 2.100 MB/S — três vezes superior a discos SATA SSD presentes em boa parte dos computadores domésticos.
Ok, mas qual o preço de tudo isso? A Samsung ainda não divulgou, mas deve custar os olhos da cara, talvez na casa das dezenas de milhares de dólares. Sobre a disponibilidade, a empresa apenas afirma que está produzindo em massa desde janeiro. Portanto, deve aparecer em breve em varejistas especializados.