O ano de 2014 insiste em não acabar. Segundo a Associated Press, um avião da AirAsia indo da Indonésia para Singapura perdeu contato com o controle de tráfego aéreo enquanto sobrevoava o mar de Java, uma hora antes de seu pouso previsto.

>>> Vídeo: como são feitos os aviões

O controle de tráfego em Jacarta perdeu contato com o Airbus 320-200 às 21h24 no horário brasileiro de verão. No voo QZ 8501, estavam a bordo 155 passageiros – a maioria da Indonésia – mais sete pessoas da tripulação.

A AirAsia confirmou via Facebook que o avião se desviou de sua trajetória devido ao mau tempo. As operações de resgate já estão em andamento sob a orientação da Autoridade Indonésia de Aviação Civil, de acordo com a companhia aérea.

A causa mais provável do desaparecimento do avião é o mau tempo. Basta dar uma olhada neste mapa infernal no momento do desaparecimento:

Alguns relatos não-confirmados mencionam que foram recuperados destroços de um avião em uma ilha da Indonésia, mas a AirAsia não fez nenhum comentário oficial sobre o rumor até o momento.

A AirAsia é uma companhia aérea regional de baixo custo com sede na Malásia. Mais uma vez, o país está envolvido em um grande incidente aéreo deste ano.

Em março, o voo 370 da Malaysia Airlines desapareceu misteriosamente com 239 pessoas a bordo. Autoridades da Malásia disseram que o Boeing 777 caiu no Oceano Índico e ninguém a bordo sobreviveu – no entanto, os destroços não foram recolhidos.

Em julho, outro Boeing 777 da Malaysia Airlines, desta vez com 298 pessoas a bordo, caiu na Ucrânia, provavelmente derrubado por um míssil de rebeldes separatistas. Ninguém do voo MH17 sobreviveu. [Associated Press]

Foto por Clément Alloing/Flickr