O novo Sony Xperia Z4 Tablet é mais fino, mais leve e mais potente que seu antecessor, o Xperia Z2 Tablet que vimos há um ano. (Não existiu um Z3 Tablet, apenas uma versão Compact menor.) Seu maior destaque é o teclado acoplável com touchpad, que o transforma em um PC com Android.

O tablet da Sony tem a mesma espessura do iPad Air mais recente (6,1 mm) e é mais leve, com míseros 389 g na versão Wi-Fi. Ele é feito de plástico, no entanto. Assim como o Z2 Tablet, ele parece tão leve que é quase inacreditável.

A tela de 10,1 polegadas é simplesmente linda: são 2560×1600 pixels que resultam em 299 pixels por polegada – uma densidade impressionante. Por dentro, temos o potente Snapdragon 810, 3 GB de RAM, WiFi com MIMO que acelera a conexão, e 6.000 mAh de bateria. E ainda há um modelo com 4G LTE. Nada mal.

Xperia Z4 Tablet - hands-on (1)

Todo o dispositivo é resistente à água, e não tem mais uma tampa irritante para cobrir a porta microUSB. Eba! Agora você não precisa ficar abrindo e fechando aquela pecinha na hora de recarregar o tablet. A Sony só pede que, antes de ligar a porta microUSB à energia elétrica, você a seque caso o tablet entre em contato com água.

O Z4 Tablet é resistente à água em até 1,5 m de profundidade por 30 minutos. Ele aguenta água doce e piscinas cloradas (desde que seja lavado em água doce depois); só não mergulhe com ele na água do mar.

Para uso geral, incluindo assistir filmes, navegar na web, e até mesmo jogar games do PlayStation 4 via Remote Play, o Z4 é definitivamente um ótimo tablet.

Xperia Z4 Tablet - hands-on (5)

Além disso, ele se transforma em um dispositivo dois-em-um se você comprar o teclado superfino separadamente. A partir dele, podemos controlar qualquer aspecto do dispositivo: há botões dedicados para abrir a gaveta de notificações e para ativar os botões Voltar, Home e Multitarefa.

Ele também incorpora um touchpad, como se fosse um laptop convencional, por isso surge um cursor na tela tal qual em um PC. O tablet vem pré-instalado com o Microsoft Office para tablets Android: some isso a um teclado e cursor, e o resultado é mais próximo a um híbrido ou conversível com Windows.

Xperia Z4 Tablet - hands-on (4)

A Sony não diz quanto custará o teclado, mas é possível ter uma ideia aproximada: a Microsoft vende uma capa semelhante para o Surface por US$ 129. A empresa também vai lançar um adaptador que conecta o tablet a um projetor ou impressora.

Com a concorrência cada vez menor entre tablets de 10 polegadas, o Xperia Z4 Tablet definitivamente estará entre os melhores quando chegar ao mercado em junho, ainda sem preço definido. [Sony]

Xperia Z4 Tablet - hands-on (3)Xperia Z4 Tablet - hands-on (2)