Tecnologia

0% baseado em Android: Huawei anuncia novo HarmonyOS NEXT

Empresa chinesa apresentou ecossistema com inteligência artificial e nova arquitetura para lidar com dados de usuários
Imagem: Reprodução

A Huawei revelou ao mundo seu mais novo sistema operacional, o HarmonyOS NEXT, compatível com smartphones, tablets, smartwatches e, até mesmo, automóveis. A empresa desenvolveu o software a partir de uma arquitetura própria e também conta com suporte a recursos de inteligência artificial.

whatsapp invite banner

A marca chinesa fez o grande anúncio durante a Huawei Developer Conference 2024. A novidade marca o fim da dependência da empresa dos sistemas Android e Linux. A empresa vem ensaiando esta grande mudança desde que sanções impostas pelo governo dos Estados Unidos acabaram encerrando o suporte do sistema Android para os aparelhos da marca.

No ano passado, a chinesa começou a dar a volta por cima com o lançamento do Mate 60, que voltou a contar com a tecnologia 5G graças a um novo conjunto de chips chineses utilizados pela empresa. Agora, o objetivo é garantir também um software sólido.

Além disso, o novo sistema representa um ganho de desempenho de 30% e economia de cerca de 20% de energia.

0% baseado em Android

O sistema operacional tem suporte à continuidade entre diferentes dispositivos, o que significa que um usuário pode iniciar uma tarefa em um app no celular e finalizá-la mais tarde no tablet. O HarmonyOS NEXT entrará em fase de testes beta nesta semana e deve ser lançado oficialmente no quarto trimestre do ano juntamente com o Huawei Mate 70.

Durante o evento, uma das preocupações mencionadas foi com a segurança e privacidade dos usuários. Pensando nisso, a chinesa apresentou a arquitetura Star Shield, que promete lidar de forma segura com informações e dados sensíveis dos usuários da plataforma.

Outro destaque foi a apresentação do “Harmony Intelligence”, o ecossistema de ferramentas baseadas em inteligência artificial da empresa. Com sua nova empreitada, a empresa espera rivalizar com outras concorrentes de peso no mercado de aparelhos móveis, como Apple e Samsung.

Entre as ferramentas de IA disponíveis estão recursos interessantes como edição generativa de imagens e funcionalidades mais voltadas para acessibilidade. Assim, oferece possibilidade de interação mais confortável para pessoas com deficiência visual e distúrbios na fala.

LEIA MAIS: Por que considerar o Huawei Watch Fit 3 como seu novo relógio

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas