1° celular da história faz 50 anos: um Motorola de mais de 1 kg; veja

Além de ser difícil de segurar por muito tempo, o DynaTAC 8000X só tinha bateria para ligações de 20 minutos. Conheça a história o bisavó do seu smartphone
Imagem: Wikimedia Commons/Reprodução

Desde a segunda metade da década de 1990, a tecnologia de telefonia móvel evoluiu de forma exponencial — a ponto de, hoje, ser praticamente impossível imaginar a vida longe desses dispositivos de bolso.

Neste ano, o primeiro celular da história completa 50 anos. O primeiro telefone móvel surgiu em 1973, e foi criado por Martin Cooper, que na época trabalhava como engenheiro da Motorola, empresa que segue atuando até os dias atuais no mercado da telefonia móvel.

Martin Cooper se tornou diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Motorola e continuou no ramo das telecomunicações por bastante tempo, chegando a co-fundar a Arraycomm, empresa americana da qual é presidente emérito. Ele tem, hoje, 93 anos e vive nos EUA.

Imagem: Martin Cooper, o “pai do celular” com o DynaTAC 8000X

Durante a apresentação do celular, em 3 de abril de 1973, Cooper realizou o que é considerada a primeira ligação realizada por um dispositivo móvel. Conhecido por ter um humor ácido, o “pai do celular” fez uma ligação para a americana AT&T, empresa de telecomunicações concorrente e que, à época, também tentava desenvolver um telefone móvel.

O dispositivo foi batizado de DynaTAC 8000X, pesava aproximadamente 1,1 kg e começou a ser comercializado somente dez anos depois. Além de ser impossível de carregar na bolsa, o protótipo funcionava de 20 a 30 minutos, antes de a energia esgotar e ele necessitar de recarga.

“O primeiro modelo de telefone celular pesava praticamente um quilo e você só podia falar 20 minutos nele antes que a bateria se esgotasse. Mas era tempo suficiente, porque você não aguentaria segurar o aparelho por mais tempo que isso”, disse Cooper, anos após a criação.

Para ser carregado completamente, o aparelho necessitava de dez horas conectado no carregador e, de acordo com especialistas, custava o equivalente a US$ 10 mil — o que o tornava totalmente inacessível.

Apesar do alto valor, o DynaTAC 8000X é o primeiro celular da história a receber autorização para ser comercializado, e chegou ao mercado dos EUA em 1983. Após vender cerca de 2.000 unidades, o produto saiu de linha. Mas, no final da década de 1980, a Motorola já havia evoluído bastante sua tecnologia e apostava em um novo aparelho.

O DynaTAC 8000X foi substituído pelo Motorola MicroTAC 9800X, um telefone muito menor e bem mais leve, pesando “apenas” 382 g. O aparelho também era muito mais barato, foi o primeiro no mercado com formato de flip e era disponibilizado nas cores preta e branca. O resto é história.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas