10 cenas de filmes de terror que entraram para a história

"Psicose", "Hereditário" e mais: relembre 10 cenas marcantes dos filmes de terror mais famosos de todos os tempos
psicose cenas terror
Imagem: Reprodução/Paramount

Apesar de serem frequentemente esnobados no Oscar, muitos filmes de terror marcaram época e são lembrados como clássicos do cinema. É o caso de “O Exorcista”, por exemplo, que ganhou um remake em comemoração aos seus 50 anos de lançamento.

Com o Halloween, ou Dia das Bruxas, em 31 de outubro, cada vez mais próximo, em homenagem à data, o Giz Brasil vai relembrar algumas das cenas de filmes de terror mais marcantes da história do gênero.

Confira abaixo 10 cenas de filmes de terror que entraram para a história:

Cena do chuveiro em “Psicose” (1960)

Não tinha como começar com outra senão a cena do chuveiro em “Psicose”. É uma das mais famosas da história do terror e, talvez, do cinema todo. Depois de roubar de seu patrão e fugir para a Califórnia, Marion Crane (Janet Leigh) toma banho em um motel quando uma figura anônima se aproxima por trás da cortina do chuveiro com uma faca. Veja:

Banho de sangue em “Carrie, a Estranha” (1976)

Tudo parece bem quando Carrie White (Sissy Spasek) é eleita Rainha do Baile da escola. Mas quando seus colegas viram um balde de sangue de porco sobre sua cabeça, ela percebe que está sendo vítima de uma brincadeira de mau gosto. Furiosa, ela libera suas habilidades tenecinéticas contra os alunos e professores.

Jack quebrando a porta em “O Iluminado” (1980)

Quem não se lembra da expressão perturbada de Jack Torrance (Jack Nicholson) ao arrombar a porta do banheiro onde se esconde Wendy (Shelley Duvall)? Sorrindo como um louco, ele enfia a cabeça em um buraco na porta e diz a icônica frase: “Aqui está Johnny!”.

Cabeça de Regan girando em “O Exorcista” (1973)

A cena da cabeça de Regan (Linda Blair) girando para trás ao som do pescoço estalando é uma das mais assustadoras de todos os tempos. Após o Padre Merrin (Max von Sydow) jogar água benta na menina, possuída pelo demônio, ele exige que Satanás deixe seu corpo. Não é à toa que o clássico ganhou um novo filme, né?

Samara saindo da TV em “O Chamado” (2002)

Receber um telefonema dizendo que você tem sete dias de vida parece horrível, não? Mas pior ainda deve ser se deparar com uma menina assustadora saindo de dentro da sua televisão para te buscar para a morte. É isso que torna a cena de Samara tão clássica, a ponto de inspirar um dos melhores momentos do filme de paródia de terror “Todo Mundo em Pânico 3” (2003). Confira a crítica de “O Chamado 4”no Giz Brasil.

A abertura de “Pânico” (1996)

“Qual o seu filme de terror preferido?”. Quem é fã de terror conhece muito bem essa pergunta, que é o ponto de partida da franquia “Pânico”, na qual o assassino mascarado Ghostface aterroriza a pequena cidade de Woodsboro. Entre diversas cenas marcantes da série, a abertura do primeiro filme, com Drew Barrymore, é uma das mais icônicas. Saiba onde assistir aos filmes aqui.

Decapitação em “Hereditário” (2018)

Um dos momentos de maior tensão em “Hereditário” começa quando Peter (Alex Wolff) leva sua irmã doente para casa e ela move a cabeça para fora da janela. Os carros desviam de uma carcaça de animal na estrada e, então, algo horrível acontece. Além da violência da cena, a morte implica em uma série de dramas familiares a partir daí.

Poço de agulhas em “Jogos Mortais 2” (2005)

Todas as armadilhas de Jigsaw (Tobin Bell) são horripilantes, mas algumas delas parecem ainda mais cruéis, como procurar uma chave em uma pilha de seringas. Será que o novo “Jogos Mortais 10” conseguiu superar a cena? Assista ao trailer no Giz Brasil.

Bronzeamento artificial em “Premonição 3” (2006)

A série “Premonição” despertou diversos medos na geração que cresceu assistindo aos filmes nos anos 2000. Um deles é o de se queimar até a morte no bronzeamento artificial. Porém, também poderia ser ficar atrás de um caminhão de madeira na estrada, por exemplo. Na dúvida, relembre a cena da dupla Ashley (Chelan Simmons) e Ashlyn (Crystal Lowe) abaixo:

Cena do armário em “Halloween” (1978)

Não tem como fazer uma lista de Halloween sem mencionar um dos maiores sucessos dedicados à data: a franquia “Halloween”. Diferente da personagem de sua mãe, estrela de “Psicose”, a protagonista Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) é uma sobrevivente. É por isso que, mesmo encurralada em um armário e cercada por Michael Myers, ela dá um jeito de escapar da morte.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

mais lidas da semana

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas