Quando você pensa em computadores malvados em filmes, 2001: Uma Odisseia no Espaço vem imediatamente à cabeça. Mas o HAL é apenas uma criança travessa comparado a alguns de seus colegas. Eis as máquinas mais diabólicas que já apareceram nas telonas.

E você pensava que a tela azul da morte era ruim.



Colossus, o grande computador da Defesa dos Estados Unidos no filme Colossus 1980 (de 1970) tomou controle de todos os mísseis nucleares na Terra após decidir que os humanos são inferiores às maquinas.

xlarge

Imagem: Universal


O computador onipotente de Fuga no Século 23 (1976) controla uma cidade onde os remanescentes da civilização humana vivem. Ninguém pode passar dos 30 anos para manter o controle populacional.

xlarge (1)

Imagem: MGM


O Programa de Controle Mestre, principal antagonista de Tron: Uma Odisseia Eletrônica (1982). Ele controle o mundo dentro do sistema de computadores da ENCOM e tem a diabólica ambição de dominar o mundo.

xlarge (2)

Imagem: Buena Vista


O computador WOPR – também conhecido como Joshua – de Jogos de Guerra (1983), o computador de simulação de guerra nuclear da NORAD. Bom em guerra termonuclear global, mas ruim em não-tentar-destruir-o-mundo.

xlarge (3)

Imagem: MGM/UA


Skynet, o mundo fictício de Exterminador do Futuro e todas as suas sequências (1984, 1991, 2003, 2009). Skynet tem apenas um objetivo: matar todos os humanos. Ou pelo menos Sarah Connor.

xlarge (4)

Imagem: Orion


A Matrix, as Máquinas, a Fonte, Deus Ex Machina, os antagonistas da humanidade na trilogia Matrix (1999). Mas a melhor arma deles acabou entediando a todos nós.

xlarge (5)

Imagem: Warner Brothers


VIKI, de Eu, Robô (2004) manda seu exército de robôs contra a humanidade apesar da Primeira Lei de Robótica.

xlarge (6)

Imagem: 20th Century Fox


No filme Stealth: A Ameaça Invisível de 2005, o jato fictício F/A-37 Talon e seu computador de bordo criam sérios problemas, o que inclui quase começar uma guerra nuclear.

xlarge (7)

Imagem: Mate 3rd Class Tyler J. Clements/U.S. Navy


O computador da nave Icarus II de Sunshine: Alerta Solar (2007) quase impediu sua tripulação de salvar a Terra.

xlarge (9)

Imagem: Fox Searchlight


Ela é a Red Queen, a inteligência artificial da série Resident Evil, que quer uma guerra contra a raça humana usando armas biológicas para nos destruir.

xlarge (10)

Imagem: Constantin Film


Fale o que quiser de Superman III, mas não dá para discutir a eficácia de um computador que é esperto, forte e armado com um laser de kriptonita.

original

Imagem: Warner Bros via Santa Banta


Esquecemos algum supercomputador diabólico? Deixe sua sugestão nos comentários.