Russel T. Davies, showrunner da versão moderna de Doctor Who, de 2005, foi anunciado na última sexta-feira (24) como substituto de Chris Chibnall. Ele assumirá o programa a partir de 2023. A BBC publicou o comunicado que anuncia a decisão em seu site, traduzido a seguir em alguns trechos.

“Russell T. Davies fará um retorno explosivo às telas para comemorar o 60º aniversário de Doctor Who em 2023″ (…) “Responsável pelo renascimento de Doctor Who em 2005, ele é creditado por transformar o programa em um fenômeno global e torná-lo um dos maiores sucessos da TV. Sua permanência no programa gerou um aumento na popularidade, com grande aclamação e muito sucesso. Doctor conquistou os corações dos fãs com um relançamento magistral que, nesse meio tempo, levou à criação de duas séries spin-off, Torchwood e The Sarah Jane Adventures”.

Honestamente, como alguém que gosta do comando de Davies, isso é de deixar qualquer fã sem palavras. Para um programa tão progressivo quanto esta longa série de ficção científica (que estrelou as mulheres Jodie Whittaker e Jo Martin como “doutores”), voltar no tempo, voltando a um showrunner anterior, parece um grande deslize. Quer você goste do trabalho dele ou não, a maioria dos whovians [fãs da série] concordaria que essa foi uma oportunidade de dar uma nova vida à série, especialmente em seu 60º aniversário.

Davies disse no comunicado: “estou muito animado por voltar ao meu programa favorito. Mas estamos viajando no tempo muito rápido, há toda uma série da brilhante Doctor Jodie Whittaker para eu desfrutar, com meu amigo e herói Chris Chibnall no comando”. O showrunner Chibnall acrescenta: “é extremamente emocionante e apropriado que o 60º aniversário de Doctor Who veja uma das joias da Grã-Bretanha voltar para casa”.

Assine a newsletter do Gizmodo

Ele prossegue, afirmando que Russell “construiu o piso que está prestes a ser devolvido a ele(…) Todos, no mundo inteiro, têm tantos motivos para estarem realmente muito entusiasmados com o que está por vir.” Piers Wenger, Diretor de dramas da BBC também diz: “enquanto o 13º Doctor se prepara para embarcar em novas e extraordinárias aventuras, os ventos da mudança estão soprando… trazendo com eles notícias para encantar os fãs de Doctor Who em todo o mundo.”