_Ciência

142 anos depois: compare a 1ª foto de Júpiter com o clique feito pelo James Webb

A antiga imagem de Júpiter, feita pela astrônoma irlandesa Agnes Mary Clerke, estava de ponta cabeça e mostra o planeta inteiro granulado. Veja o salto entre os dois registros

Antes e depois: compare a primeira foto de Júpiter com o clique feito pelo James Webb

A primeira foto de Júpiter foi feita em 1879. Na época, claro, não havia internet, e a responsável pelo clique – a astrônoma irlandesa Agnes Mary Clerke – teve que compartilhar a imagem em seu livro “A Popular History of Astronomy during the Nineteenth Century”

Os tempos mudaram. Em agosto deste ano, a NASA divulgou em seu site oficial uma nova foto de Júpiter feita pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST). Dessa vez, o mundo inteiro teve a chance de olhar para o planeta em detalhes e entender o que cada uma de suas cores significa. 

Quem colocou os cliques lado a lado foi a astrônoma Jasmine Singh. Em suas redes, a cientista aproveitou para mostrar o progresso feito pela ciência nos últimos 142 anos. Confira:

Antes e depois de Júpiter

A foto de 1879 está de cabeça para baixo. Logo, a mancha preta vista em sua parte superior é, na verdade, equivalente ao círculo branco visto na parte inferior da imagem atual. 

Essa parte de Júpiter é conhecida como Grande Mancha Vermelha – uma região em que se formam as maiores tempestades do Sistema Solar. Quando o primeiro clique foi feito, estimava-se que até três Terras poderiam ser colocadas dentro desse espaço. Hoje, apenas um planeta Terra caberia ali. 

A foto do James Webb mostra também as auroras que se formam nos polos de Júpiter, representadas pela cor laranja. Como se não bastasse, um segundo clique do planeta revela ainda os anéis de Júpiter e duas de suas 79 luas, chamadas Amalthea e Adrastea.

O James Webb é o telescópio mais potente em funcionamento hoje. Além da impressionante foto de Júpiter, ele também detectou a galáxia mais distante do Universo e, recentemente, captou sua 1ª imagem de um planeta fora do Sistema Solar.

Sair da versão mobile