O dia de hoje marca o aniversário oficial de 15 anos daquela startup que criou o motor de busca favorito de todos, se tornou uma gigante da tecnologia e agora é um Big Brother. E mesmo que muitos de nós tenhamos muito o que criticar, é difícil não olhar para todo o tempo que passamos online em serviços do Google com um sentimento de carinho. Não importa onde você se encontre na sua vida, você sabe que o Google sempre estará presente com um novo doodle para comemorar qualquer ocasião que ele ache uma desculpa para comemorar – seja especial ou não.

E 15 anos dos Google Doodle é muita coisa – especialmente quando não há motivo para criar algum. Eles eram criteriosos no começo, e a coisa toda começou por uma questão de praticidade. Larry Page e Sergey Brin queriam avisar todo mundo que estariam fora do escritório, então eles colocaram um símbolo do Burning Man, um festival anual nos Estados Unidos, na página inicial do Google, e partiram para o festival – e o resto é história. Hoje em dia, no entanto, eles não são mais feitos por utilidade, e sim por “e por que não fazer?”. É o aniversário de 325 anos de Juraj Jánošík? Vamos colocá-lo em um doodle, então. Quem é Juraj Jánošík? Quem se importa! Olha que imagem bonita!

Então graças a essa linha liberal do Google Doodle, a empresa mostrou algumas versões incríveis do seu logo clássico ao longo dos últimos anos. Eis os nossos favoritos de cada ano desde que eles aparecem na internet. Não concorda? Veja a coleção completa e nos diga qual é o seu preferido.


30 de agosto de 1998 – O avô de todos os Google Doodle, o símbolo do Festival Burning Man.

ku-xlarge


30 de novembro de 1999 – Este Doodle do Tio Sam o levava para a página de busca do Google do Governo dos Estados Unidos.

ku-xlarge (1)


5 de maio de 2000 – Todos os planetas estavam quase que perfeitamente alinhados ao Sol.

ku-xlarge (2)


22 de abril de 2001 – O Dia da Terra de 2001 foi a primeira vez que o Google fez um uso criativo dos seus dois “o”s.

ku-xlarge (3)


6 de agosto de 2001 – O aniversário de 74 anos de Andy Warhol nos deu o Doodle mais modificado até então.

ku-xlarge (4)


24 de abril de 2003 – Os 50 anos do DNA.

ku-xlarge (5)


2 de fevereiro de 2004 – Homenagem aos 111 anos do nascimento do matemático francês Gaston Julia. O Google nos deu alguns fractais bem bonitos de se ver.

ku-xlarge (6)


1 de janeiro de 2005 – A sombra do logo do Google recebe o novo ano.

ku-xlarge (7)


4 de janeiro de 2006 – A primeira vez que o Google não usou o alfabeto inglês foi no aniversário de 107 anos de Louis Braille.

ku-xlarge (8)


22 de dezembro de 2007 – Não foi um grande ano de Doodles criativos, mas este humor de época de festas de fim de ano foi bacana.

ku-xlarge (11)


28 de janeiro de 2008 – Nesta época, a equipe do Google Doodle começou a refinar a sua arte, como nesta fantástica celebração dos 50 anos de Lego.

ku-xlarge (10)


7 de outubro de 2009 – Não era exatamente bonita, mas a celebração do Google para a invenção do código de barras certamente era funcional. E o que acontece quando você escaneia o código? Você pode imaginar.

ku-xlarge (9)


8 de outubro de 2010 – Este não é um Doodle no sentido tradicional, mas conseguimos entender muito bem porque o aniversário de 70 anos de John Lennon mereceu algo tão especial.


9 de junho de 2011 – Quase todo mundo lembra do dia que o Google celebrou o aniversário de 96 anos de Les Paul com uma guitarra fantástica. Ao menos seu chefe lembra muito bem – ele custou US$ 270 milhões em produtividade.

ku-xlarge (1)


23 de junho de 2012 – O centenário de Alan Turing nos deu mais um excelente desperdiçador de tempo – uma máquina de Turing com doze quebra-cabeças de programação.

ku-xlarge


8 de maio de 2013 – 2013 ainda não acabou, então considere esta homenagem a Saul Bass como um bônus. E, de qualquer forma, vai ser difícil superar isso.

ku-xlarge (2)