Este é, de modo geral, o grupo de fotos mais interessantes que tivemos no Desafio Fotográfico em muito tempo. A ironia é que elas foram todas tiradas sem uma máquina fotográfica boa, apenas com as câmeras dos nossos celulares.

Imagem de abertura e Vencedora: Evo 4G

Pôr-do-sol no centro de Los Angeles. Depois de me mudar para a área oeste de LA, o que sinto mais falta é desse pôr-do-sol das colinas de City Terrace. Câmera do HTC Evo 4G, app LittlePhoto (vários filtros).
– Juan Ramirez

iPhone 4 + App Slowshutter

Tirei essa foto com o meu iPhone 4 no caminho para casa. Vi as luzes noturnas da cidade e decidi testar o app SlowShutter. Como você pode ver, funciona muito bem. Depois eu joguei a foto no Photoshop Express para fazer um corte e trabalhar um pouco na saturação e contraste.
– Chad Hathcock

iPhone 4

Eu já tinha lido sobre os seus desafios fotográficos, mas nunca pensei em participar. Não sou um bom fotógrafo. Mas quando eu vi a foto de abertura, do meu próprio colégio, eu pensei “caramba, eu consigo!”. Então peguei meu telefone e comecei a correr pelo apartamento, procurando ângulos interessantes. A iluminação natural estava ótima, mas eu não cheguei onde queria até tentar uma foto da sacada. Pensei, “agora vai!”. Depois de tentar algumas fotos, uma delas ficou bem legal. Eu adorei o efeito! Depois eu usei o Iris Photo Suite para realçar o efeito e melhorar o pôr-do-sol, com mais azul e vermelho e menos verde, mais contraste e um pouco menos de brilho. Acho que mandei bem! iPhone 4.
– Alex Unnervik

Nexus S + Vignette

Tirada com o meu Nexus S usando Vignette para Android com uma configuração pessoal que eu chamo de “Bleach”. Eu geralmente uso essa configuração quando o sol está muito forte, porque as cores saltam muito, mas por algum motivo eu decidi usar à noite, enquanto esperava na praça e olhei para cima, vendo o poste de iluminação e percebendo que ele parecia sinistro nesse ângulo. As nuvens deram um aspecto de pintura ao céu, e a luz substitui a lua no céu.
– Omar Viscarra

iPhone 4

Estava caminhando e lembrei que aquela poderia ser uma boa hora para tentar alguma fotografia para este desafio. Eu estava prestes a passar por esse prédio e tirei a foto no meio da faixa de pedestres. A neblina deu um efeito interessante nas luzes do topo. Depois, no Camera+, comecei a brincar com os filtros. Gostei do pinhole, pois deu um efeito de “foto antiga de arquitetura moderna”. As cores já estavam desbotadas por conta da tarde nublada, então não me senti mal em terminar de acabar com elas. iPhone 4, 3.8mm, ISO125, f/2.8, 1/15s, Camera+, Clarity e efeito Pinhole.
– Will Brown

iPhone 4 + ProCamera

Tirei essa com o meu iPhone 4, usando o ProCamera com foco e exposição manuais. Apontei a câmera para a lâmpada e direcionei o quadrado de exposicão para a borda dela, porque com ele diretamente na lâmpada eu achei que a exposição ficava muito baixa e o efeito não ficava legal. Eu adoro a desenvoltura do ProCamera com baixa exposição (para um telefone, é bem impressionante), mas já havia tentado outras fotos assim com lâmpadas diferentes e nunca consegui um resultado bom. Com esse tipo de lâmpada econômica deu certo. Tirei a foto diretamente debaixo dela, depois de subir numa cadeira para chegar mais perto.
– Meagan Roach

iPhone 4 (Modo HDR)

Durante o meu trajeto normal de casa para o trabalho, vi esse rapaz com um case de instrumento musical muito legal. Sabia que daria uma ótima foto. Enquanto eu me atrapalhava para preparar o iPhone para a foto, o trem se aproximava. Decidi usar o HDR para tentar um efeito de blur legal com o movimento dele, torcendo pro cara do case ficar mortalmente imóvel – e ele ficou! Usei alguns apps para pós-processamento. O primeiro se chama “filterstorm” e funciona praticamente como um editor de imagens completo de PC. Depois de fazer alguns retoques e correções de cor, usei um ótimo app de efeitos diversos chamado “Plastic Bullet”, onde fiz o efeito de burn.
– Krishna Yalla

iPhone 4

Tirada com o app normal de câmera do iPhone 4. Estava viajando de carro pela costa norte da Irlanda (onde moro), com meus pais e meu irmão, e vimos este farol na ponta da península. Eu achei que daria uma boa foto. Usei o Photoshop depois para ajustar os níveis e foi só isso.
– Stephen Coyle

iPhone 4

Estava voltando de trem para casa em Nova York quando vi essa mulher desmaiar. Ela parece morta. Essa foto me lembra uma invasão alienígena, por algum motivo.
– Nick Frega

iPhone 4 + ProCamera

Esta foto foi tirada e editada com um iPhone 4 usando o app ProCamera. Durante uma curta viagem de acampamento no fim de semana, em Borrego Springs, Califórnia, eu tirei essa foto na beira de um abismo em Font’s Point. A vista dá para essa região conhecida como “badlands”, que consiste em múltiplos cânions (tipo 127 Horas) e se espalha até onde a vista alcança. Além dos cânions, o que eu gostei mais nessa foto foram as nuvens.
– Ryan Seibert

Eu sei que isso me faz soar como um velho, mas eu mal posso acreditar que esse tipo de foto possa, hoje em dia, ser tirada com o mesmo aparelho que usamos para conversar e mandar “torpedos”. Como sempre, fique com as galerias abaixo e as fotos em tamanho completo no Flickr.