17 de agosto: dia do Patrimônio Cultural; o que é o Iphan?

Entenda a função do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que preserva patrimônios históricos do Brasil
iphan

O Dia do Patrimônio Cultural é comemorado nesta quinta-feira (17). A data é uma homenagem ao nascimento do advogado, escritor e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade, em 1898. Em 1937, ele criou o (Sphan) Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, atual Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

whatsapp invite banner

O impacto do trabalho de Andrade para a conservação do patrimônio cultural durante sua gestão, de 1937 a 1967, marcou o período como fase heroica, consolidando a instituição no país e no exterior. O instituto do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Cultura, tem o objetivo de proteger e divulgar o patrimônio do Brasil.

Segundo o Iphan, são patrimônios culturais monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos necessários para a memória e a identidade de povos e culturas. A instituição também criou, em 2013, com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Manual de Sinalização do Patrimônio Mundial no Brasil, para aumentar a visibilidade dos patrimônios mundiais no país.

Países que participam da Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural de 1972, da Unesco, podem indicar bens culturais e naturais para a Lista de Patrimônio Mundial. Todos os anos, representantes de 21 países realizam a aprovação final pelo Comitê do Patrimônio Mundial, após a avaliação de órgãos técnicos.

Além dos patrimônios culturais, a Convenção definiu ainda o patrimônio natural, que inclui monumentos naturais como formações físicas, biológicas, geológicas e sítios naturais.

Desde 1987, o Iphan também promove o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. O objetivo é prestigiar empresas, instituições e pessoas que tiveram ações de preservação do patrimônio cultural brasileiro “que mereçam registro, divulgação e reconhecimento público”.

Confira 5 Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil, segundo o Ministério do Turismo:

1. Cidade Histórica de Ouro Preto (MG)

Igreja na ruaDescrição gerada automaticamente

Imagem: Pedro Vilela/MTur

2. Centro Histórico de Olinda (PE)

Trem passando pela rua de uma cidadeDescrição gerada automaticamente

Imagem: Walber Moura/MTur

3. Ruínas de São Miguel das Missões (RS)

Castelo de pedra no campoDescrição gerada automaticamente

Imagem: Jefferson Bernardes/MTur

4. Centro Histórico de Salvador (BA)

Igreja com cruz no topoDescrição gerada automaticamente com confiança média

Imagem: Márcio Filho/MTur

5. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG)

Igreja com torre alta ao fundoDescrição gerada automaticamente

Imagem: Pedro Vilela/MTur

Com informações do Governo Federal.

 

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas