A Apple pode tirar do papel o plano de lançar seu próprio carro elétrico em breve. Não é de hoje que rumores a respeito do veículo da gigante de Cupertino circulam na internet. No entanto, novas informações indicam que a empresa planeja lançar os primeiros exemplares até 2026.
O projeto está em andamento há quase dez anos, mas a companhia nunca falou publicamente sobre seu desenvolvimento. Recentemente, Daniel Ives, analista da WedBush, afirmou em entrevista concedida à CNBC (via Apple Insider) que a chegada do carro é uma questão de “quando” e não de “se”.
Já o Auto Evolution, mídia especializada no mercado automotivo, garante que o desenvolvimento do “Apple Car” é uma das maiores prioridades da empresa. O portal também afirmou que nenhum funcionário da empresa está autorizado a falar sobre o veículo. Na prática, ele deve ser apresentado ao grande público apenas poucos meses antes de seu lançamento.
Finalmente, vem aí o iCar?
As primeiras informações a respeito de um investimento da Apple no mercado de carros elétricos começaram a circular na internet em 2014. A previsão inicial era começar a produção em massa e sua comercialização em algum momento de 2025, mas especialistas defendem que a empresa adiou este prazo em um ano.
A maioria dos detalhes sobre este ambicioso projeto segue um mistério. Contudo, algumas informações apontam que o automóvel terá integração com todos os produtos e serviços do ecossistema da “maçã”. Além disso, ele deve contar com um sistema de direção autônoma parecido com a tecnologia usada pela Tesla.
A Apple não é a única empresa de tecnologia que tem investido no desenvolvimento de seu próprio veículo elétrico. Recentemente, alguns vazamentos revelaram renderizações oficiais do MS11, da chinesa Xiaomi. O carro já está nas fases finais de desenvolvimento e já passa por testes em vias públicas da China.
A expectativa é que a produção em massa não demore muito para começar. Isso porque a Xiaomi planeja lançar seu próprio carro no primeiro semestre de 2024.