Tecnologia

1º concurso de fotos geradas por IA divulga campeões – e revolta fotógrafos

Concurso australiano elege fotos peculiares feitas com inteligência artificial generativa - só que contrariou fotógrafos. Veja as campeãs
Imagem: Pexels/Reprodução

A inteligência artificial vai roubar o trabalho dos fotógrafos? Bom, não sabemos ao certo. O fato é que a primeira competição de fotos geradas via inteligência artificial já existe: a Bienal Internacional de Fotos de Ballarat. A premiação australiana, no entanto, resultou em críticas por parte dos fotógrafos.

whatsapp invite banner

O vencedor do concurso foi anunciado neste domingo (8). Com a foto ‘Twin Sisters in Love’, que apresenta duas irmãs abraçando um polvo, Annika Nordenskiöld recebeu o prêmio “BIFB Prompted Peculiar Prize”. Como o próprio nome sugere, a avaliação leva em conta imagens peculiares solicitada via prompt — aquele texto que serve de comando para algum chatbot resposivo.

Esta não foi a única foto que chamou a atenção dos jurados. No pleito popular, a foto “Robot Intermarriage, Melbourne 1895”, que mostra um casamento entre um homem (humano) e uma robô, saiu na frente. Em comum, os dois cenários são apresentados em preto e branco, com uma estética mais antiga.

Veja a foto campeã:

Twin Sisters in Love (Imagem: Reprodução/Annika Nordenskiöld)

Imagem Twin Sisters in Love, grande vencedora do concurso (Imagem: Reprodução/Annika Nordenskiöld)

Fotógrafos criticam premiação de fotos gerada por IA

Os comentários da publicação no Instagram que anunciava o vencedor tiveram um tom bem crítico.

m fotógrafo disse que achou “estranho que um festival de fotografia incluísse imagens falsas e roubadas” em um concurso. “Seria como permitir que uma marca de moda falsificada barata ocupasse um palco na Paris Fashion Week”, disse.

“Essas obras de arte são originais ou colagens de trabalhos de outros fotógrafos usando IA e técnicas digitais?”, questionou outra pessoa. “É tão decepcionante ver vocês dando fôlego para ‘fotografia’ de IA”, afirmou outro comentarista.

“Isto é recompensar o roubo (conscientemente ou não) do trabalho de pessoas criativas. É vergonhoso”, apontou outro fotógrafo.

Apesar das críticas, a campeã Annika Nordenskiöld reconhece que suas imagens podem causar desconforto em outras pessoas, como destacou o PetaPixel. “Quando explico que a IA as cria como uma espécie de colagem, muitos riem, outros ficam angustiados e acham-nas nojentas”, disse.

Outras imagens de Carolyn McKay e Breeanna Hill foram submetidas à premiação. Confira as imagens que se destacaram no concurso no carrossel abaixo:

https://www.instagram.com/p/CyH295JAfAR/

Assine a newsletter do Giz Brasil

Bruno De Blasi

Bruno De Blasi

Jornalista especializado em tecnologia e carioca da gema. Já passou pelas redações do iHelp BR, Olhar Digital, Tecnoblog e TechTudo. É fã de música, cultura nerd e cinema. Nas horas vagas, está lendo, programando ou tocando baixo.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas