1º turista espacial contrata SpaceX para ter uma “lua de mel” na Lua
O milionário Dennis Tito fechou um contrato com a empresa SpaceX para fazer uma viagem turística ao redor da Lua. O acordo inclui levar a esposa do milionário, Akiko Tito, além de outros 10 passageiros dispostos a pagar pela carona.
Tito entrou para a história ao se tornar o primeiro turista espacial do mundo, quando ele pagou à Rússia US$ 20 milhões para fazer uma viagem para a ISS (Estação Espacial Internacional), em 2001. Ele entrou em órbita com uma nave russa Soyuz e ficou quase oito dias a bordo da estação espacial.
Para a nova aventura, ele espera fazer uma espécie de viagem de “lua de mel” atrasada ao redor da Lua. O turista e sua esposa estarão a bordo da Starship, a gigantesca nave espacial reutilizável que a empresa de Elon Musk está desenvolvendo.
Tito afirma que a viagem também tem o objetivo de inspirar pessoas a perseguirem seus sonhos, independentemente da idade. “Acho que a idade é apenas um número. Nós só queremos inspirar as pessoas, inspirar mulheres jovens (que) querem se tornar pilotas no futuro, querem se tornar astronautas”, disse Tito em entrevista ao programa de TV americano CBS Morning.
Questionado sobre sua saúde física, Tito — que tem 82 anos de idade — afirmou que está em melhor forma agora do que quando foi lançado a bordo da Soyuz para se tornar o primeiro turista espacial, há mais de 20 anos.
Ainda não há uma data exata para a viagem do milionário, mas é esperado que ela ocorra em algum momento nos próximos cinco anos, após o novo foguete da SpaceX realizar uma série de testes. O valor da passagem de Tito e Akiko não foi revelado.
Antes do casal, o empresário japonês Yusaku Maezawa deverá ser o primeiro a fazer uma viagem turística ao redor da Lua com a Starship – com a previsão que ela ocorra a partir do ano que vem.
Quando ficar pronta, a Starship terá 120 metros de altura e será o foguete mais poderoso do mundo. Segundo o site especializado Spaceflight Now, ele decolará com 33 motores, gerando impressionantes 16 milhões de libras de empuxo – quase o dobro do foguete usado no programa Artemis, da NASA. A nave será usada para fazer viagens tripuladas para a Lua e também para Marte.