Tecnologia

1º turno: veja o que levar, horários e como votar nas Eleições 2024

Antes das eleições municipais, eleitores poderão utilizar o Simulador de Votação do TSE para aprender a usar a urna; saiba mais
Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Divulgação

O primeiro turno das eleições municipais será no próximo domingo (6) e, antes de votar, o eleitor pode praticar pela internet. Para isso, basta utilizar o Simulador de Votação no Portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Veja como votar abaixo:

Em quais cargos votar em 2024?

whatsapp invite banner

Este ano, os eleitores irão escolher os candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5 mil cidades brasileiras. O primeiro voto será para vereador, com cinco dígitos, enquanto o segundo será para prefeito, com dois. Além disso, também será possível realizar o voto de legenda, escolhendo apenas o número do partido. É possível conhecer os candidatos pelo site DivulgaCandContas.

Quais as datas e horários das eleições?

O primeiro turno, em 6 de outubro de 2024, entre 8h às 17h (horário de Brasília). Já o segundo turno será em 27 de outubro, também no mesmo horário. Todo eleitor que entrar na fila de sua seção eleitoral até o limite de horário poderá votar.

Onde votar em 2024?

Para verificar o local de votação, o eleitor pode consultar o aplicativo do e-Título, a Justiça Eleitoral ou o portal do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). As informações mostram tanto a zona quanto a seção eleitoral e transferências. Alterações também podem ser vistas pelo site do TRE (Tribunal Regional Estadual).

Quem pode ou deve votar?

Todo cidadão brasileiro, nato ou naturalizado, alfabetizado e com idade entre 18 e 70 anos deve votar. Já para jovens de 16 e 17 anos, pessoas acima de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo. Também é preciso estar em situação regular com a Justiça Eleitoral e não é necessário ter cadastro biométrico.

Quais documentos levar?

Na hora de apresentar o documento com foto, a Justiça eleitoral aceita:

  • RG (carteira de identidade)
  • Identidade social
  • Passaporte
  • Certificado de reservista
  • Carteira de trabalho ou de categoria profissional reconhecida por lei
  • CNH (carteira nacional de habilitação)

Todos os documentos são aceitos em sua forma digital oficial, com exceção da carteira de trabalho, desde que contenham foto que identifique o eleitor. Lembre-se de atualizar o e-Título com antecedência, pois o documento digital não será emitido no domingo (6).

O que é permitido levar ou usar ao votar?

Alguns itens proibidos para ir às urnas incluem o celular (na cabine de votação, configurando crime eleitoral), embora “colas” em papel sejam aceitas.

Máquinas fotográficas, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação e outros que possam comprometer o sigilo do voto também estão banidos.

Contudo, é permitido deixá-los com os mesários, desde que desligados. As únicas exceções são pessoas com deficiência quer necessitem de recursos tecnológicos.

Que roupas vestir para votar?

Também não se pode votar vestindo roupas de banho ou sem camisa. Camisetas, adesivos, entre outros acessórios de candidatos estão liberados.

Porém, a legislação eleitoral proíbe manifestações coletivas e ruidosas, distribuição de santinhos e outras ações que configurem “boca de urna”.

Já funcionários que trabalham nas eleições não podem usar objetos de propaganda política.

Quem tem preferência na fila?

Pessoas com mais de 80 anos e seus acompanhantes têm prioridade na hora de votar. Além disso, têm preferência ainda:

  • candidatos
  • juízes eleitorais e auxiliares em serviço
  • servidores da Justiça Eleitoral
  • promotores eleitorais
  • policiais militares em serviço
  • pessoas com 60 anos ou mais
  • gestantes, lactantes e com crianças de colo
  • doadores de sangue
  • pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, obesas, enfermas ou com transtorno do espectro autista.

Crianças podem entrar?

A entrada de crianças é permitida, mas elas não podem utilizar a urna. O presidente da seção eleitoral também pode limitar o acesso dos menores à urna eletrônica.

Simulador de Votação

Para utilizar o Simulador, primeiramente, é preciso escolher a opção das eleições municipais e “Votando no 1º Turno” para ativar as instruções. Então, clique na tecla “Confirma” para iniciar. Vale lembrar que é possível treinar quantas vezes quiser clicando em “Nova Simulação”.

A primeira escolha é a do cargo de vereador. A simulação conta com cinco opções de partidos: Esportes, Ritmos Musicais, Profissões, Festas Populares e Folclore. Selecionando um, haverá três opções de candidatos. A partir daí, é só escolher o seu preferido e digitar seu respectivo número. Em caso de erro, basta apertar “Corrige” para reiniciar. Por fim, confirme e pronto.

Em seguida, para prefeito e vice, a sequência exibirá cinco opções de partidos. Após a escolha, os candidatos aparecerão. Selecione uma das chapas, digite o número e confirme na tecla verde. Então, a palavra “FIM” aparecerá na urna.

Entretanto, se não quiser escolher nenhum candidato, pode escolher o botão “Branco” e confirmar. Para anular, digite um número aleatório e confirme. Caso haja algum erro, o simulador irá exibir mensagens explicativas.

Não vai poder votar no domingo? Saiba como justificar o voto nesta matéria do Giz Brasil.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas