Engenheiros aeronáuticos, às vezes, aparecem com alguns designs revolucionários avançados inspirados incríveis malucos. Algumas vezes, estes sonhos nunca saem das pranchetas de desenho, mas em outras — e é maravilhoso quando isso acontece — eles se tornam reais. E quando estas máquinas, que parecem ter saído de algum filme de ficção científica, decolam, é como ver uma nave transportando a humanidade para o futuro. Dê uma olhada nesses aviões incrivelmente doidos:
Stipa-Carponi, uma aeronave experimental italiana com fuselagem em forma de barril (1932)
Foto: Wikimedia Commons
Vought V-173, a “Panqueca Voadora”, um avião experimental de combate para a Marinha dos Estados Unidos (1942)
Foto: San Diego Air & Space Museum/Scribd
Blohm & Voss BV 141, um avião alemão usado na Segunda Guerra Mundial para reconhecimento tático, notável por sua assimetria estrutural incomum
Foto: wwiiaircraftphotos.com
Douglas XB-42 Mixmaster, um bombardeiro experimental, projetado para ter uma velocidade máxima muito alta (1944)
Foto: Força Aérea dos Estados Unidos
Libellula, um avião bimotor experimental britânico de asas duplas que dá ao piloto uma excelente visão para aterrissar em porta-aviões (1945)
Foto: William Vanderson/Fox Photos/Getty Images
North American XF-82. Junte dois P-51 Mustang e você terá este caça de escolta de longo alcance (1946)
Foto: Força Aérea dos Estados Unidos
Northrop XB-35, um bombardeiro experimental do tipo asa voadora desenvolvido pelas Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos durante e logo após a Segunda Guerra Mundial
Foto: Força Aérea dos Estados Unidos
McDonnell XF-85 Goblin, um protótipo de jato de combate, pensado para ser atirado do compartimento de bombas do Convair B-36 (1948)
Foto: Força Aérea dos Estados Unidos
Martin XB-51, o caça-bombardeiro “trijato” americano para ataque ar-terra. Note o design nada ortodoxo: um motor na cauda e dois debaixo da parte da frente da fuselagem (1949)
Foto: Força Aérea dos Estados Unidos
Douglas X-3 Stiletto, construído para pesquisar que tipo de design era necessário para uma aeronave suportar velocidades supersônicas (1953 – 1956)
Foto: NASA/DFRC
Lockheed XFV, “O Salmão”, um protótipo experimental de caça de escolta do tipo tailsitter (1953)
Foto: Força Aérea dos Estados Unidos
De Lackner HZ-1 Aerocycle, uma plataforma voadora desenhada para carregar um soldado em missões de reconhecimento (1954)
Photo: Exército dos Estados Unidos/army.arch
Snecma Flying Coleoptere (C-450), um avião francês experimental com asas em forma de anel e propulsão por turbo-reator, capaz de decolar e pousar verticalmente (1958)
Foto: Keystone/Getty Images
Avro Canada VZ-9 Avrocar, uma aeronave em forma de disco do tipo VTOL (sigla para “vertical take-off and landing”, decolagem e pouso vertical), desenvolvida como parte do projeto militar secreto dos EUA (1959)
Foto: William “Bill” Zuk/Wikimedia Commons
HL-10, uma das cinco aeronaves construídas no Lifting Body Research Program, da NASA (1966 – 1970)
Foto: NASA/DFRC
Dornier Do 31, uma aeronave experimental do tipo VTOL feita pela Alemanha Ocidental para transporte e suporte tático (1967)
Photo: amphalon
O Aerodyne, de Alexander Lippisch, uma aeronave experimental sem asas. A propulsão era gerada por duas hélices coaxiais
Foto: Revista Flying de abril de 1960
Hyper III, um veículo com corpo sustentante pilotado por controle remoto, construído no Centro de Pesquisas de Voo da NASA, em 1969
Foto: NASA/DFRC
Bartini Beriev VVA-14, uma aeronave anfíbia soviética de decolagem vertical (1970s)
Foto: Alex Beltyukov/Wikimedia Commons
Ames-Dryden (AD)-1 Oblique Wing, uma aeronave construída para fins de pesquisa do conceito de asa-pivô (1979 – 1982)
Foto: NASA/DFRC
B377PG – Super Guppy Turbine, um avião cargueiro de tamanho especial feito pela NASA, que voou pela primeira vez em 1980
Foto: NASA/DFRC
X-29, um jato de asas viradas para frente, construído pelo Centro de Pesquisas de Voo de Dryden, da NASA, como demonstração de tecnologia (1984 – 1992)
Foto: NASA/DFRC
X-36 Tailless Fighter Agility Research Aircraft, um protótipo de jato em escala reduzida construído por McDonnel Douglas e pela NASA (1996 – 1997)
Foto: NASA/DFRC
Beriev Be-200 Seaplane, uma aeronave anfíbia russa para uso geral (1998)
Foto: amphalon
Proteus, uma avião bimotor de asas duplas construído pela Scaled Composites para fins de pesquisa em 1998
Photo: NASA/DFRC
Qual sua aeronave esqusitona favorita? Poste nos comentários!