Trabalhar em frente a um computador é um convite às distrações. A internet é uma fonte inesgotável de informações, passatempos, redes sociais e muito mais, e tudo isso pode ser bem mais interessante para nossos cérebros do que as tarefas que temos que fazer. Por isso, às vezes uma ajudinha para se concentrar pode ser muito bem-vinda.

Na lista de hoje, escolhemos três ferramentas e métodos para quem quer se concentrar melhor e melhorar sua produtividade.

Forest

Cuidar de plantinhas é uma atividade bem zen. O Forest propõe que você plante árvores virtuais para ficar bem zen no trabalho ou em outras atividades. Funciona assim: você define um período para se concentrar e planta sua árvore virtual. Ela só vai crescer se você se mantiver concentrado por aquele período. Caso contrário, ela morre.

A mecânica parecida com a de um game ajuda a motivar o usuário a fazer sua floresta crescer e também ajuda no mundo real, já que o aplicativo tem uma parceria com a organização Trees for the Future e faz doações a cada plantinha virtual que nasce.

O Forest está disponível como extensão para navegador e também como aplicativo para smartphone, para você se concentrar independente da plataforma usada.

Forest: Android | iOS | Chrome | Firefox

StayFocusd

Vídeos sem fim no YouTube? Brigas com estranhos no Twitter? Páginas de curiosidades na Wikipédia? Grupos de Facebook sobre todos os assuntos? Acompanhar discussões no Reddit?

Seja lá qual for a forma de distração que mais te atrapalha, o StayFocusd te ajuda a bloqueá-la. Ele é uma extensão para o Google Chrome que define um tempo limite para sites da sua lista proibida. Assim, você é forçado a acessá-los menos e fica mais fácil se concentrar no trabalho.

Além disso, o StayFocusd tem uma “opção nuclear” que bloqueia imediatamente tudo que você não deve acessar — pode ser a internet inteira, inclusive.

StayFocusd: Chrome

5217/Be Focused

Você já deve ter ouvido falar da técnica Pomodoro, que propõe 25 minutos de trabalho alternados com intervalos de descanso de cinco minutos. A técnica 52-17 funciona de um jeito parecido: períodos de 52 minutos de trabalho intercalados com intervalos de 17 minutos de descanso.

Os números podem parecer aleatórios, mas eles têm sua explicação. O aplicativo de produtividade DeskTime, que monitora quanto tempo seus usuários passam em cada atividade, descobriu que os 10% mais focados trabalham e descansam por períodos mais longos — na média, 52 minutos de trabalho e 17 minutos de descanso.

Uma boa forma de usar essa técnica é com o app 5217 para Android. Tem também um web app. Ele é bem simples, leve e direto ao ponto. No iOS, não encontramos um aplicativo próprio para isso, mas dá para usar o Be Focused e personalizar os intervalos.

5217: Android | web

Be Focused: iOS