O Steam, plataforma de games da Valve, registrou um novo recorde de usuários ativos simultaneamente. No último domingo (7), a empresa anunciou que bateu a marca de 33.675.229 milhões de usuários online ao mesmo tempo. O número superou o recorde anterior de 33.598.520, alcançado em março do ano passado.
Quase um terço dos usuários ativos (10,2 milhões) estavam com algum jogo aberto no momento. O campeão de atividade era o FPS “Counter-Strike 2”, lançado oficialmente em setembro do ano passado e que já conta com uma enorme base de jogadores. Eles migraram da versão anterior, “Counter Strike-Global Offensive” — que também foi um enorme sucesso.
Steam reaches a new record of concurrently online users pic.twitter.com/eyXKt2BJD6
— SteamDB (@SteamDB) January 7, 2024
O segundo game mais jogado era “DOTA 2”, um dos mais populares da plataforma. O título lançado em 2013 teve origem modesta, em um MOD criado por fãs de “Warcraft III: Reign of Chaos”. Entretanto, se tornou uma das franquias de battle arena mais populares da indústria dos videogames.
O top 5 de games mais jogados no momento foi completado por “PUBG”, “Apex Legends” e o fenômeno “Baldur’s Gate 3” — RPG da Larian Studios que venceu o prêmio de jogo do ano na edição de 2023 do The Game Awards, conhecido popularmente como o “Oscar dos videogames”.
Mais de 20 anos de história
A plataforma surgiu como uma solução para compilar as atualizações de jogos da própria Valve, como o “Counter-Strike” original, por exemplo. Contudo, logo começou a se consolidar como um agregador de atualizações de serviços terceiros, o que facilitava bastante a vida de desenvolvedores e, consequentemente, dos jogadores.
Hoje, a plataforma é a que possui maior base de usuários entre as principais lojas online de jogos para PC. Na prática, o Steam cobra uma taxa que chega a até 30% dos desenvolvedores que disponibilizam seus jogos na loja online. Esta mesma prática também ocorre no Google Play Store e App Store.