4 dicas para comprar um smartphone que não fique defasado em pouco tempo
Todos os anos as empresas de tecnologia fabricantes de smartphones estão lançando novos dispositivos e atualizando suas linhas de celulares de entrada, intermediários e avançados. Frente a este cenário os consumidores ficam preocupados com o fato de que em pouco tempo novos aparelhos serão lançados e seus dispositivos ficarão defasados. Mas a boa notícia é que se você escolher o celular certo, provavelmente ficará bastante tempo com ele sem se preocupar com defasagem.
Veja a seguir como escolher seu próximo celular e evitar a aquisição de um smartphone que fique defasado rapidamente.
Conectividade 5G
O primeiro ponto a se considerar caso esteja pensando em comprar um celular que não fique defasado rapidamente é a conectividade 5G. O Leilão do 5G no país ocorreu em novembro e, as empresas vencedoras precisam implementar a infraestrutura necessária para o funcionamento da tecnologia em todas as capitais antes do final do primeiro semestre deste ano. E para utilizar a tecnologia, o celular precisa ter um componente específico no seu processador, o modem 5G, que será responsável por garantir que o smartphone tenha acesso à modalidade de conexão que é superior ao 4G.
Bateria
A bateria é que vai possibilitar que o usuário utilize todos os recursos e aproveitar o potencial máximo do smartphone: seja jogando jogos pesadíssimos e que exijam muito poder de processamento ou apenas utilizando redes sociais. Existem vários aspectos que fazem uma bateria durar mais ou menos tempo e uma delas é a capacidade do processador de gerenciar tarefas e fazer o aparelho consumir energia de forma mais eficiente.
No entanto, o mais importante é a capacidade da bateria, que é medida por uma unidade chamada miliampere-hora (mAh) e quanto maior, mais tempo a bateria vai durar. Se possível busque por dispositivos que tenham ao menos 4.000 mAh de bateria, que mesmo na medida em que as atualizações de software forem surgindo e eventualmente gastando energia de maneira mais rápida, o dispositivo ainda não irá causar transtornos para o usuário.
RAM + Processador
Os processadores são responsáveis por gerenciar tarefas do dispositivo, e quanto mais modernos, melhor a tecnologia de consumo de energia. Mas não é só isso, processadores mais modernos, poderosos e com mais núcleos podem realizar tarefas simultaneamente com mais facilidade.
O processador trabalha de forma em conjunto com a memória RAM e quanto maior a capacidade do componente melhor a eficiência na resposta das requisições dos usuários. Além disso, quanto mais complexas as tarefas forem se tornando em decorrência das atualizações de software, melhor a capacidade de execução de aplicativos e do sistema operacional.
Atualizações de software
Uma coisa para sempre prestar atenção antes de comprar um novo dispositivo é a quantidade de atualizações de software que ele ainda terá. Todos os dispositivos param de receber atualizações em algum momento e isso faz com que sua utilização fique bem complicada já que será mais fácil se deparar com aplicativos e recursos não compatíveis com a versão mais antiga.
Smartphones de entrada, aqueles que tem menor custo, normalmente deixam de receber atualizações muito rapidamente, então vale a pena considerar de dispositivos intermediários em diante, que o usuário conseguirá passar mais tempo utilizando o dispositivo e evitar que ele fique defasado rapidamente.
Veja a seguir três smartphones que listamos para você:
Samsung Galaxy S21+ 5G
O dispositivo tem tela AMOLED de 6,7 polegadas, compatibilidade com a tecnologia 5G 256 GB de memória interna, processador Qualcomm Snapdragon M8350 e 8 GB de memória RAM. Segundo a Samsung, o dispositivo, que é do segmento premium da marca, deve receber atualizações até o Android 16, o que faz com que o dispositivo tenha uma vida útil mais longa.
[produto_amazon1]
ASUS Zenfone 8
O smartphone tem tela AMOLED de 5,9 polegadas, tem compatibilidade com 5G, 128 GB de armazenamento interno, processador Qualcomm Snapdragon 888 e 8 GB de memória RAM. A ASUS também prometeu um suporte de atualizações de Android, mas que não será igual o da Samsung, as atualizações devem chegar até o Android 13.
[produto_amazon2]
Motorola Edge 30 Pro
O Motorola Edge 30 Pro tem tela de 6,7 polegadas, 256 GB de armazenamento interno, processador Snapdragon 8 Gen 1 e 8 GB de memória interna. Além disso, o dispositivo dever receber atualizações até o Android 14.
[produto_amazon3]