Mesmo com a popularização da tecnologia de armazenamento em nuvem, pen drives ainda seguem populares como nunca.
Em média, esses dispositivos têm vida útil de cinco anos. Mas, com alguns pequenos cuidados, é possível aumentar ainda mais este tempo. Confira algumas dicas importantes para conservar bem o seu pen drive.
Armazenar em local adequado
É melhor que eles estejam onde fiquem protegido de umidade, fator que pode encurtar bastante sua vida útil. Excesso de umidade pode fazer o conector oxidar, o que resulta em problemas de leitura e até mesmo danificar permanentemente o pen drive.
Evite conexão permanente
É uma boa prática retirar o pen drive do computador sempre que terminar de usá-lo. Quando o aparelho fica conectado o tempo todo, ele fica “ativado” e recebendo energia o ininterruptamente. Isso acelera a deterioração da unidade e diminui sua vida útil. Além disso, existe o risco de que esbarrões humanos, a depender da força do impacto, danifiquem a entrada do pen drive.
Formatar periodicamente
Formatar um pen drive é o mesmo que tê-lo de volta do zero, como um dispositivo novo. O aparelho volta às configurações iniciais e deleta arquivos corrompidos ou danificados. Além disso, formatar é ser uma maneira simples e rápida de corrigir erros de funcionamento e bugs. É importante lembrar de copiar os arquivos importantes, já que a ação deleta permanentemente todos os arquivos.
Ejetar com segurança
Um cuidado fundamental que é ignorado por muita gente é a ejeção com segurança. O procedimento é bem simples. Ao término do uso basta clicar no “Meu Computador”, clicar com o botão direito sobre o ícone da unidade de armazenamento e selecionar “Ejetar”. Ignorar esta ação e retirar o pen drive enquanto o PC ainda está lendo as informações pode causar mau funcionamento e corromper os arquivos armazenados, tornando-os irrecuperáveis.