_Tecnologia

487 milhões de números de WhatsApp vazados estão à venda na internet; entenda

Cerca de 8 milhões de números de telefones são do Brasil

WhatsApp deixa você usar duas contas no mesmo celular; saiba como usar

Em um fórum da deep web, um susposto hacker afirma vender 487 milhões de números do WhatsApp. Do total, aproximadamente 8 milhões de números são de usuários brasileiros da plataforma.

Segundo o hacker, 45 milhões do total de telefones são do Egito, 35 milhões da Itália, 32 milhões dos Estados Unidos, 29 milhões da Arábia Saudita, 20 milhões da França e 20 milhões da Turquia.

De acordo com as informações do portal Cybernews, que entrou em contato com o criminoso e analisou cerca de 2.000 telefones, todos se tratam mesmo de usuários de WhatsApp. Ao Cybernews, o hacker não afirmou o método utilizado para adquirir todos os dados, mas é provável que tenha usado uma técnica conhecida como “web scraping”.

Os dados podem ser usados para envio de spam, fraudes, ataques de phishing, método criminoso de adquirir informações sensíveis de vítimas, e outras finalidades criminosas.

Não é a primeira vez que um hacker tenta vender dados roubados de usuários de alguma das plataformas da Meta na internet. Em Abril do ano passado dados de 533 milhões de usuários do então Facebook foram disponibilizados gratuitamente em um fórum da dark web.

Na ocasião, a empresa afirmou que as informações eram antigas e tinham sido vazadas dois anos antes. Especialistas em segurança também analisaram os dados e concluíram que eles eram reais. A informação foi catastrófica para a Meta que viveu um de seus piores anos desde que foi fundada.

No ano passado o LinkedIn também passou por um derramamento de dados. Segundo as informações que se tornaram públicas, 700 milhões de contas foram comprometidas, o que corresponde a 92% dos usuários da plataforma. O caso LinkedIn é considerado um dos maiores vazamentos de dados da história.

Sair da versão mobile