A ficção científica sempre proporcionou algumas das melhores histórias do cinema. Mas, na última década foi possível testemunhar um crescimento — tanto na relevância dos filmes, quanto na qualidade técnica e narrativa. 

Seja pela utopia dos otimistas ou pelo futuro distópico dos céticos, não faltam boas opções de filmes para nos entreter e nos fazer pensar. Muitos dos melhores filmes de ficção científica são esquecidos pelo grande público com o passar do tempo. Pensando nisso, separamos uma lista com os  melhores longas, que você ainda não deve conhecer e precisa assistir. Confere aí. 

O Doador de Memórias (2014)

Uma pequena comunidade vive em um mundo aparentemente ideal, sem doenças nem guerras, mas também sem sentimentos. Uma pessoa é encarregada a armazenar estas memórias, de forma a poupar os demais habitantes do sofrimento e também guiá-los com sua sabedoria. De tempos em tempos esta tarefa muda de mãos e agora cabe ao jovem Jonas (Brenton Thwaites), que precisa passar por um duro treinamento para provar que é digno da responsabilidade.

Baseado no livro O Doador, de Lois Lowry, o filme trata de um futuro que remete a Jogos Vorazes e Divergente. Comunidades, jovens revoltados e situações não previstas pelo governo.

O passado é ocultado da população, de forma a poupá-los de qualquer sofrimento e também para que o doador possa guiá-los com sua sabedoria. E é o que tem feito o “Doador” até que novo receptor seja escolhido. Embora sem muita ação, o filme é pura reflexão. O longa está disponível no Amazon Prime Video. 

Gattaca – A Experiência Genética (1997)

“Gattaca – A Experiência Genética” conta a história de um futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas “inválidas”. Vincent Freeman (Ethan Hawke), um “inválido”, consegue um lugar de destaque na corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expôr seu passado.

Ao retratar paralelamente as vidas de Válidos como Anton (irmão de Vincent) e Jerome (o rapaz que vendeu sua identidade à Vincent), o filme mostra que ter todas as oportunidades não é garantia de sucesso, e que o êxito está destinado aos que tem determinação e persistem em suas metas.

Com direção de Andrew Niccol, o elenco conta com Ethan Hawke, Jude Law, Uma Thurman, Gore Vidal, Xander Berkeley, Jayne Brook, Elias Koteas, Ernest Borgnine e Alan Arkin. O longa está disponível no Amazon Prime Video e no Apple TV. 

eXistenZ (1999)

Allegra Geller (Jennifer Jason Leigh) é uma renomada designer de jogos de realidade virtual, criadora de um novo jogo interativo chamado “eXistenZ”, é vítima de uma intensa perseguição por fanáticos religiosos que querem assassiná-la. Em fuga, é forçada a se esconder com um guarda de segurança novato, decidido a protegê-la. Porém, durante a perseguição os dois experimentam um mundo onde os limites entre a fantasia e a realidade não existem e nada é o que parece ser.

Com direção de David Cronenberg, estão no elenco Jude Law, Jennifer Jason Leigh, Ian Holm, entre outros. O longa está disponível no Amazon Prime Video. 

Dark City, Cidade das Sombras (1998)

Em uma cidade em que sempre é noite, John Murdoch (Rufus Sewell) acorda sozinho em um hotel, para descobrir que perdeu sua memória e o principal suspeito de ser o autor de brutais e bizarros assassinatos. Ele passa então a ser implacavelmente perseguido por um inspetor (William Hurt), ao mesmo tempo em que conta com a ajuda do Dr. Pehreber (Kiefer Sutherland) para compreender o que está acontecendo.

Com direção e roteiro de Alex Proyas, o longa está disponível no Apple TV. 

THX 1138 (1971)

O longa mais antigo da nossa lista é “THX 1138”, de 1971, e se passa no século XXV. A humanidade vive abaixo da superfície da Terra, em uma sociedade onde os robôs são a força policial e as pessoas se divertem através da TV holográfica. Todas as pessoas tomam drogas diariamente, de forma a controlar as emoções e manter a paz. Além disto, o sexo é proibido por lei. 

Um dia o trabalhador THX 1138 (Robert Duvall) resolve parar de tomar suas drogas. Ele se apaixona por LUH 3417 (Maggie McOmie), sua colega de quarto, que engravida dele. Ao serem descobertos são enviados à prisão. Lá THX conhece o programador SEN 5241, que o ajuda a escapar. Ele parte então em busca de LUH, para que possam chegar à superfície do planeta.

O filme tem direção de George Lucas, e está disponível no Apple TV.