5 projetos de carros inusitados que não vingaram
A história dos carros começou por volta dos anos 1880. De lá para cá, muitas ideias inusitadas surgiram até alcançarmos os modelos atuais. Entre elas, está uma carroceria com uma cabeça de cavalo e até a tentativa de criar um veículo movido a gás de carvão — uma resposta aos preços elevados da gasolina. A seguir, conheça cinco projetos de carros que não vingaram.
1) Horsey Horseless
Antes dos carros, o transporte nas cidades era feito em charretes. A inovação, no entanto, causou estranhamento em primeiro momento. Para amenizar a situação, o americano Uriah Smith pensou em colocar uma cabeça de cavalo na frente do automóvel, até para evitar que os animais se assustassem com os veículos. O projeto ficou conhecido como Horsey Horseless, mas a ideia, evidentemente, não pegou.
2) Stanley Steamer
Apesar de os carros serem movidos à gasolina desde o primeiro modelo, houve uma tentativa de substituir o combustível lá atrás. Por volta de 1900, a companhia americana Stanley Motor Carriage Company construiu motores movidos a vapor. Uma ideia para lá de ecológica, mas complexa de ser utilizada na época. Além disso, o motorista ainda corria risco de acidentes caso entrasse em contato com a água quente.
3) Amphicar
Ver um carro “andando” na água pode até parecer uma cena do jogo GTA. No entanto, um dia, esta já foi a ambição do engenheiro alemão Hans Trippel, que tentou desenvolver um carro anfíbio para levar ao mercado. O automóvel, porém, não era muito rápido e não vingou.
4) Citroën Berline 11 Gazogene
Durante a Segunda Guerra Mundial, a gasolina se tornou um produto para poucos devido ao preço elevado. Para solucionar este contratempo, carros foram modificados na França para rodar com gás de carvão. O problema é que, além de ter que esperar 30 minutos para ser ligado, os automóveis com esse sistema eram bem mais poluentes.
5) Reeves Octoauto
Os carros, tradicionalmente, têm quatro rodas. Mas, em 1911, houve uma tentativa de colocar oito rodas nos carros com o objetivo de melhorar a direção e até garantir mais conforto em viagens longas. Especialmente em um tempo em que as estradas dos Estados Unidos ainda não eram bem pavimentadas. O Reeves Octoauto, no entanto, não despertou muito interesse.
Via ArsTechnica