5 truques simples para usar em teclados Macs
O Mac é um dos computadores mais desejados pelos amantes de tecnologia. Além de todas as características próprias do sistema, os computadores da Apple também se diferenciam por seu teclado com botões e funções diferentes dos tradicionais.
Mas não se preocupe! Algumas alterações nas configurações do computador podem te ajudar no uso do computador da maçã no dia a dia, assim como facilitar atividades que são bem simples. Selecionamos truques que valem a pena adicionar no seu Mac:
1. Atalho para captura de tela
Manter e saber ter acesso a atalhos na tecla do computador é essencial para tornar a vida mais prática. E para quem costuma fazer muitas capturas de tela, o Mac apresenta essa funcionalidade.
Veja o caminho pós-macOS Monterey: “Apple Logo” > “System Settings” > “Keyboard” > “Keyboard Shortcuts” e configure como preferir.
Veja o caminho pré-macOS Monterey: “Apple Logo” > “System Settings” > “Keyboard” > “Shortcuts” e configure como preferir.
2. Teclado de acessibilidade
O teclado de acessibilidade é o teclado virtual que permite digitar quando o teclado físico não funciona, não existe ou não é necessário.
Veja o caminho pós-macOS Monterey: “Apple Logo” > “System Setting” > “Accessibility” > Ativar o botão de Accessibility.
Veja o caminho pré-macOS Monterey: “Apple Logo” > “System Preferences” > “Accessibility > “Keyboard” > “Navigate” > checar se a chave “Accessibility Keyboard” está acionada ou não.
3. Substituição de texto
Escrever texto, e-mail e qualquer tipo de mensagem pode se tornar uma atividade mais prática com alguns recurso. Um deles é a substituição automática de texto que traz sugestões de palavras na hora da escrita.
Veja o caminho pós-macOS Monterey: “Apple Logo” > “System Setting” > “Keyboard” > “Text Replacement”.
Veja o caminho pré-macOS Monterey: “Apple Logo” > “System Preferences”> “Keyboard’ > “Text Menu” > “+Icon” para adicionar novas palavras e “-Icon” para remover.
3. Alfabeto
É possível mudar o alfabeto usado no seu teclado, o que ajuda na comunicação com e de pessoas que não usam o alfabeto latino.
Veja o caminho pós-macOS Monterey: “Apple Logo” > “System Settings” > Edit > “+ Icon” para adicionar uma língua e “-Icon” para remover.
Veja o caminho pré-macOS Monterey: “Apple Logo” > “System Preference” > “Keyboard” > “Input Source” > “+ Icon” para adicionar uma língua e “-Icon” para remover.
4. Texto por comando de voz
Outro recurso que facilita a acessibilidade do Mac está no texto escrito via comando de voz. Com ele, é possível ditar palavras, fases e demais construções textuais para serem escritas sem o uso do teclado tradicional.
Veja o caminho pós-macOS Monterey: “Apple Logo > System Settings > Keyboard > Acionar o botão “Dictation”.
Veja o caminho pré-macOS Monterey: “Apple Logo” > System Preferences > Keyboard > Dictation Menu > Acionar o botão “Dictation”.
5. FN para emojis
O “FN” é um botão bastante conhecido do Mac. Conhecido também como “Chave Global”, ele permite o acionamento de diferentes funções do computador quando combinado com teclas estratégicas. Uma delas é o uso de Emojis no teclado, Visualizador de Símbolos, o botão para acionar o teclado por voz e alterar a fonte de entrada da imagem visualizada no computador.
Veja o caminho pós-macOS Monterey: “Apple Logo” > “System Settings” > “Keyboard” > “Options” e lá é só selecionar as funções escolhidas para o botão, como abertura de menu de emojis.
Veja o caminho pré-macOS Monterey: “Apple Logo” > “System Preferences” > “Keyboard”e lá é só selecionar as funções escolhidas para o botão, como abertura de menu de emojis.