Ciência

5º voo do megafoguete da SpaceX pode acontecer no domingo (13)… Se os EUA deixarem

Se acontecer, este teste de voo da Starship será o primeiro a testar a torre com braços robóticos para agarrar o foguete Super Heavy no ar.
Imagem: SpaceX/Divulgação

A SpaceX afirmou que o quinto teste de voo do seu megafoguete Starship será no próximo domingo (13). Isso, claro, se o governo dos EUA autorizar a decolagem.

whatsapp invite banner

A FAA (Administração Federal de Aviação dos EUA) declarou várias vezes que a SpaceX teria que esperar até novembro para realizar a nova decolagem da Starship, cujo último voo aconteceu em junho.

Mesmo assim, a empresa de Elon Musk anunciou a data do próximo lançamento da Starship. Aliás, caso ocorra, a decolagem será a primeira a testar o “Mechazilla”, torre com braços robóticos que vai agarrar o foguete Super Heavy no ar.

“O quinto teste de voo da Starship está sendo preparado para acontecer no dia 13 de outubro, aguardando aprovação regulatória”, informou a SpaceX, em uma publicação no X/Twitter, na segunda-feira (7).

Apesar de mencionar “aguardando aprovação regulatória” – ou seja, a autorização do governo dos EUA – a SpaceX esteve ocupada preparando o quinto voo da Starship.

Durante o mês de setembro, funcionários montaram diferentes partes do megafoguete e realizaram outras tarefas de pré-decolagem.

Além disso, a SpaceX também usa a opinião pública para pressionar o governo dos EUA, visando antecipar o voo da Starship. Em uma publicação no site oficial da empresa, a SpaceX alega que a autorização de voo em novembro “se pauta em análises ambientais supérfluas”.

Além disso, a publicação argumenta contra as declarações da FAA sobre a SpaceX não operar conforme as autorizações legais de voo.

EUA pode dar sinal verde a SpaceX, mas Starship pode não decolar no domingo (13)

Além da pressão no governo dos EUA, a SpaceX tem uma forte aliada para realizar o quinto teste de voo do megafoguete Starship: a NASA.

A agência tem interesse no desenvolvimento da Starship, já que precisa de uma versão modificada do veículo para pousar os astronautas da missão Artemis 3 na Lua. A missão já foi adiada para 2026. Porém, oficiais da NASA manifestaram preocupação em relação à disponibilidade da Starship em tempo hábil para a missão.

Além disso, de acordo com uma fonte da Reuters, a Administração Federal de Aviação dos EUA pode aprovar o quinto voo da Starship ainda neste mês. Isso porque a Reuters teve acesso a um email para convidados VIPs da SpaceX no qual a empresa informa que a data do quinto voo da Starship será, de fato, no próximo domingo (13).

No email, a SpaceX ressalta que “assim como em qualquer teste, há uma chance de não haver decolagem na primeira tentativa”.

É possível interpretar esse trecho como a SpaceX afrontando o governo dos EUA, pois o CEO Elon Musk criticou a FAA por multar a empresa e adiar a autorização do voo do megafoguete Starship.

Musk também pediu a renúncia do chefe da FAA, Mike Whitaker, e ameaçou processar a agência.

Pablo Nogueira

Pablo Nogueira

Jornalista e mineiro. Já escreveu sobre tecnologia, games e ciência no site Hardware.com.br e outros sites especializados, mas gosta mesmo de falar sobre os Beatles.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas