Os mapas mentais são uma excelente opção para quem precisa organizar os pensamentos, mas você sabe qual a ferramenta digital perfeita para criá-los? Nesse texto nós vamos apresentar as melhores.
Mesmo que nunca tenha criado um mapa mental, você com certeza já os viu. Sabe aqueles diagramas com balõezinhos e setas? Pois eles são um exemplo de mapa mental (mas não o único), um tipo de exercício visual interessante que ajuda na organização de ideias e explicação de conceitos complexos.
A flexibilidade dos mapas mentais significa que são usados em uma alta variedade de espaços: em reuniões de trabalho, estudos para concursos importantes, desenvolvimento de projetos criativos e muito mais. O importante para colocar os diagramas dessa natureza em prática é saber onde fazê-los.
Nada impede que você crie mapas mentais físicos, utilizando lousas, papeis ou post its, mas o mais prático é montar um mapa mental digital. Além de serem mais fáceis de modificar, eles podem ser customizados de acordo com preferências e necessidades, adequando os diagramas ao seu objetivo.
É aí que entram os criadores de mapas mentais, os quais podem aparecer em sites, a partir de apps ou via softwares. Os recursos variam de acordo com cada alternativa, de modo que nesse texto nós vamos apresentar 7 dentre as melhores ferramentas, considerando os prós e os contras de cada uma.
7 melhores criadores de mapas mentais
As opções de criadores de mapas mentais a seguir incluem tanto sites para desenvolvimento online quanto aplicativos para smartphones e softwares para computadores. Eles podem ser gratuitos ou pagos, dependendo das tarefas que realizam e de características específicas que interessam aos usuários.
1 – Wondershare EdrawMax
De cara, vamos apresentar uma alternativa que funciona tanto em versões baixadas em computadores quanto em celulares ou em navegadores de internet. Estamos falando do Wondershare EdrawMax, um serviço de criação de mapa mental que traz consigo outros recursos interessantes de diagramas.
O mapa mental é apenas um tipo de diagrama, e o Wondershare EdrawMax permite que crie todos os outros, como fluxogramas, plantas baixas e até mesmo roteiros. O serviço também traz recursos que se valem de inteligências artificiais, as quais facilitam a execução dos trabalhos mais complexos.
O Wondershare EdrawMax é pago, mas existe a possibilidade de testá-lo gratuitamente. Para os que desejam assinar, há planos direcionados para indivíduos, empresas (e suas equipes) e instituições de ensino, com preços adequados para cada categoria. A sua UI é prática e pode ser aprendida por todos.
2 – MindMeister
O MindMeister é uma alternativa para a criação de mapas mentais colaborativos, permitindo que os usuários visualizem e contribuam com os mapas mentais de outros. Ele traz alguns modelos prontos e pode ser acessado diretamente do navegador, a partir da conexão com uma conta anterior do Google.
3 – Canva
O Canva é conhecido por possuir diferentes funcionalidades de trabalhos visuais para as redes sociais, o que significa que também tem um espaço voltado para os mapas mentais. Assim como o exemplo anterior, o projeto pode ser iniciado diretamente do navegador, o que pede uma conexão de internet.
4 – Gitmind
O Gitmind é um criador de mapas mentais disponível para os computadores que usam os sistemas operacionais MacOS e Windows, assim como smartphones com iOS e Android. Ele é um serviço pago que conta com recursos avançados de IA, mas pode ser testado gratuitamente em todas as versões.
5 – Miro
Assim como alguns dos exemplos anteriores, o Miro é um criador de mapas mentais com um foco no compartilhamento de projetos, ideal para os contextos profissionais. É preciso criar uma conta para usar as funcionalidades do site, mas todas as tarefas podem ser executadas online, sem um download.
6 – Coggle
Diferente de todos os exemplos anteriores, o Coggle é uma extensão de navegador compatível com os serviços do Google. Embora seja gratuito para utilizar (e seus criadores prometam que esse vai ser o caso para sempre), utilizar algumas de suas funções avançadas pede que se realize uma assinatura.
7 – Genially
Fechando a lista está o Genially, uma ferramenta que traz o diferencial de ser completamente em português. É possível criar os mapas mentais gratuitamente, assim como assinar planos individuais ou conectados a instituições de ensino. As edições de projetos e diagramas podem ser feitas pelo navegador.
Como criar um mapa mental com o Wondershare EdrawMax em 4 passos
Exploradas as principais opções de ferramentas, chegou a hora de mostrar como você pode criar mapa mental utilizando uma delas! Nós selecionamos o Wondershare EdrawMax para a tarefa, levando em conta sua variedade de funções e sua flexibilidade para os mais diferentes tipos de diagramas digitais.
Embora o Wondershare EdrawMax seja pago sob o modelo de assinatura, como mencionamos antes, o tutorial a seguir pode ser seguido sem que pague, já que exploraremos o download, a instalação e a checagem do que o software oferece. Após isso, assinar o serviço é uma decisão que cabe só a você.
1 – Download e instalação
O download e a instalação na verdade são duas etapas, mas nós podemos incluí-las em uma única. Você precisará acessar o site do Wondershare EdrawMax e clicar no botão em destaque, onde está escrito “teste grátis”. Isso faz com que um arquivo seja automaticamente baixado para o computador.
Acesse a pasta onde ficam os downloads do navegador de internet e clique para que o instalador abra. A partir daqui, você só precisa selecionar “instalar” e aguardar que o processo seja concluído. Por se tratar de um serviço bastante completo, a instalação do Wondershare EdrawMax pode levar alguns minutos.
2 – Começo de um novo projeto
Abra o programa automaticamente após a instalação e acompanhe o pequeno tutorial que oferece. Para os mais experientes, basta fechar e já começar a edição dos projetos. Aqui, você tem a opção de escolher entre os recursos que aparecem na tela ou clicar no botão “novo”, que cria um novo projeto.
A partir dessa ação, uma série de alternativas de diagramas ficará ao seu dispor, mas a que queremos aqui tem o nome de “mapa mental”. Os recursos de inteligência artificial também estão disponíveis para um mapa mental com IA, de modo que você pode criar sozinho ou com o auxílio da tecnologia.
3 – Edição conforme objetivos
Essa é a etapa do tutorial em que não temos direcionamentos específicos para dar: tudo depende do que você quer fazer! Selecionado o mapa mental no passo anterior, uma janela com as opções de edição do programa ficará disponível para que edite da maneira que achar mais conveniente à meta.
Caso deseje interromper a edição temporariamente para continuar depois, basta ir até o canto superior esquerdo da janela e clicar em “arquivo” e “salvar”. Não se preocupe: se tentar fechar sem salvar por acidente, o Wondershare EdrawMax irá informá-lo disso, impedindo que perca as edições.
4 – Salvamento ou compartilhamento
Assim que o projeto for concluído, há três alternativas: salvá-lo no próprio formato do Wondershare EdrawMax (o que permite que continue editando posteriormente), exportá-lo ou compartilhá-lo. No segundo, o projeto é transformado em outra extensão, conforme escolhido pelo usuário, como o PDF.
Já no compartilhamento, outro usuário (a quem irá enviar) tem a oportunidade de continuar o mapa mental, algo ideal para trabalhos em equipe. As opções também não são mutuamente exclusivas: você pode salvar o projeto, exportá-lo e compartilhá-lo ao mesmo tempo, sem perigo para os documentos.
Quais as vantagens de utilizar o Wondershare EdrawMax para criar mapas mentais?
Como pudemos perceber a partir do tutorial acima, o Wondershare EdrawMax tem um uso bastante simplificado, o que o torna a solução ideal para indivíduos que nunca criaram mapas mentais ou outros tipos antes, como o popular diagrama de Venn; um modelo popular com a vice-presidente dos EUA.
Dentre as vantagens do Wondershare EdrawMax, podemos citar a sua interface intuitiva, biblioteca de símbolos (a qual pode ser personalizada), importação e exportação de dados, variedade de opções e a possibilidade de usar o serviço independentemente do dispositivo eletrônico ao qual tenha acesso.
Vale destacar também a oportunidade de compartilhar os diagramas (incluindo mapas mentais) com outros, assim como a geração de slides. Esse último recurso não requer o Microsoft PowerPoint, o que significa que usuários são capazes de criar apresentações completas utilizando somente este serviço.
Tudo isso sem mencionar os recursos com inteligência artificial, os quais perpassam a diagramação, análise, chat, copywriting (essencial no espaço profissional), desenho e OCR. Levando em conta a prevalência das IA nos mais diferentes contextos, um serviço que traz essa tecnologia é bastante útil.
Como citamos “por cima” em tópicos anteriores, o Wondershare EdrawMax é compatível com outros serviços de edição de arquivos (como Office), mas eles não são essenciais à criação dos mapas mentais. É perfeitamente possível desenvolver projetos dessa natureza utilizando só o criador que exploramos.
Depois de tudo o que explicamos no decorrer desse texto, você já pode começar a criar os seus mapas mentais com as ferramentas do Wondershare EdrawMax. Não há problema algum em explorar o que o programa oferece como preferir, a fim de criar diagramas que mais combinem com as suas metas.