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78% dos usuários de IA checam resultados de pesquisas no Google, YouTube etc

As principais formas de verificação os resultados das pesquisas de IA são os motores de busca, como Google, Bing e Yahoo!; saiba mais

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A inteligência artificial é confiável? Em maio deste ano, pesquisadores da Universidade de Purdue, nos EUA, descobriram que 52% das respostas geradas pelo ChatGPT sobre programação estão incorretas. Agora, a pesquisa State of Search Brasil 5, da agência Hedgehog Digital, revelou que 78% dos usuários de IA costumam verificar os resultados em outras fontes.

Além disso, segundo o levantamento, 60% dos entrevistados já utilizam ferramentas com IA.

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De acordo com os respondentes, “checar” as respostas significa realizar uma nova pesquisa em outras plataformas. Ou, em alguns casos, até mesmo fora da internet, a fim de aumentar a confiabilidade da informação gerada pela tecnologia.

As principais formas de verificar os resultados são através de motores de busca, como Google, Bing e Yahoo!, para 65%. Já o YouTube, por exemplo, teve 28% de menções, ressaltando a relevância do conteúdo em vídeo entre as pesquisas. Veja os resultados detalhados abaixo:

Como foi feita a pesquisa?

A quinta edição da pesquisa, que estuda o comportamento de busca dos consumidores brasileiros, contou com 4.125 respondentes. As entrevistas foram coletadas por meio do Painel de Consumidores da Opinion Box, com mais de 1 milhão de cadastrados.

O demográfico inclui 52% de mulheres e 48% de homens. 41% deles são jovens de 16 a 29 anos, enquanto os outros 42% são de adultos de 30 a 49 anos e os 16% restantes têm 50 anos ou mais.

A maioria pertence à região Sudeste (47%), enquanto 23% são Nordeste, 15% do Sul, 8% do Centro-Oeste e 7% do Norte. A maior parte dos respondentes também é da classe B (36%), seguida pela classe C (33%), D (16%), E (14%) e A (1%).

Especialista reforça riscos das pesquisas com IA

Felipe Bazon, CSO da Hedgehog Digital, alerta para a importância da checagem de informações geradas por inteligência artificial.

“A IA tem facilitado uma série de tarefas operacionais, tornando o nosso dia a dia mais ágil. Contudo, devemos tratá-la como uma ferramenta passível de erros, como qualquer outra. A combinação do uso da IA com a checagem em outros buscadores ou plataformas enriquece muito mais os resultados do que confiar apenas em um único mecanismo”, disse.

Ele ainda afirma que, com o surgimento de novas ferramentas de IA, como a da Meta, por exemplo, é preciso redobrar a atenção.

“Estamos com acesso facilitado à inteligência artificial, hoje conseguimos fazer uma pesquisa dentro do WhatsApp. Isso com certeza vai impactar na nossa relação com a IA e precisamos ter um cuidado especial com a checagem de informações”, pontuou.

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