85% dos usuários consomem notícias no Twitter pelo menos uma vez ao dia

Rede social também estima que 83% dos usuários façam postagens relacionadas à notícias
twitter notícias

Dados divulgados no blog do Twitter confirmaram uma tendência que alguns pesquisadores já apontavam sobre o uso de redes sociais. Os números indicam que 85% dos usuários do Twitter usam a plataforma pelo menos uma vez ao dia para se informar e 83% fazem postagens relacionadas à notícias.

O Twitter é usado principalmente para compartilhamento de informações em tempo real de eventos, como festivais de música ou competições esportivas, e programas de TV populares, como reality shows. Mas muitos políticos também usam a rede social para se comunicar com sua base de apoio, fugindo do filtro da “imprensa tradicional”.

Muitas informações que circulam na plataforma têm grande repercussão nas redes e acabam de certa maneira pautando o jornalismo. É comum surgirem matérias explicando memes, apresentando personagens que viralizaram ou repercutindo polêmicas que tiveram grande alcance na internet. O presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, costuma falar sobre decretos e comentar outros fatos de seu governo em sua página oficial.

Muitos jornalistas utilizam o microblog como forma de disseminar informações sobre os mais variados temas. No entanto, não é porque a plataforma é utilizada por jornalistas que qualquer informação que circula por lá é confiável.

Claro, em um espaço onde informações viralizam quase instantaneamente, e, com muitas notícias surgindo de fontes não confiáveis, em alguns casos, fica praticamente impossível chegar até a fonte inicial de posts que viralizaram. Isso faz com que a plataforma se torne um lugar propício para a circulação de desinformação.

O Twitter afirmou no post que esses dados ajudam a plataforma a tomar medidas contra a desinformação, como contextualizar informações de grande alcance na plataforma, rotular tweets que contenham desinformação e até remover conteúdos classificados como fake news.

Assine a newsletter do Gizmodo

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas