Viagens longas de avião, sobretudo em classe econômica, são capazes de “destruir” uma pessoa. Além da dificuldade de dormir e a falta de “jeito” ao se acomodar na poltrona, há ainda o problema do jet lag, que causa uma grande bagunça na nossa cabeça e no nosso corpo.

Para tentar combater alguns desses problemas, a Airbus diz ter investido US$ 15 bilhões na nova linha de aeronaves A350 XWB. Por enquanto, companhias como Qatar Airways e TAM já contam com aviões com o modelo “anti-jet lag”. Basicamente, a fabricante francesa trabalhou em três itens para reduzir o desgraçamento na cabeça causado pelo jet lag e para facilitar o sono durante o voo:

Sistema de iluminação

Um dos agentes causadores do jet lag é a mudança do ciclo do sono: durante a noite, o corpo produz melatonina. Em um avião, quando as luzes apagam, o nível deste hormônio aumenta, fazendo com que o passageiro se sinta cansado.

Para tentar simular um ciclo comum de sono, as aeronaves A350 XWB contam com um sistema de iluminação que imita a luz solar conforme o fuso horário do destino. A empresa diz que o sistema é capaz de produzir até 16,7 milhões diferentes de combinações de cor. Além disso, com a nova estrutura, a classe econômica ficou uma polegada (2, 54 cm) maior.

Materiais do avião

Parte da estrutura do avião da AirBus é feita com fibra de carbono reforçada com plástico. Isso, segundo a companhia, faz com que a aeronave seja mais leve e gaste menos combustível. No entanto, a importância do material é que ele corrói menos que o alumínio — presente em boa parte das aeronaves.

Em termos práticos, isso faz com que o ambiente no avião fique mais agradável. Segundo a companhia, o avião pode ser pressurizado a 6.000 pés, que faz com que os passageiros tenham uma experiência mais próxima da que temos em solo, com um ambiente mais úmido. O comum é que as aeronaves sejam pressurizadas a 8.000 pés.

Filtro de ar

O avião conta com um filtro que troca o ar do avião a cada 3 minutos. Isso não diminui diretamente o jet lag. No entanto, melhora a qualidade do ar, o que faz os passageiros dormirem melhor e ficarem menos moídos após o percurso.

[Quartz]

Imagem do topo: Airbus/Facebook.