A Apple removeu o app do YouTube no último beta do iOS 6 e confirmou ao Verge que o app nativo deixará de existir em definitivo quando o iOS 6 for oficialmente liberado ao público. O app do YouTube, se você se lembra, está no iPhone desde o seu lançamento, em 2007.

O app do YouTube foi removido no iOS 6 Beta 4 para iPhone e iPad, mas continua existindo no Apple TV. O comunicado oficial da Apple diz:

“A nossa licença para incluir o app do YouTube no iOS expirou. Os consumidores poderão usar o YouTube no navegador Safari e o Google está trabalhando em um novo app do YouTube que estará na App Store.”

Ele já foi um recurso marcante no iPhone e ainda é muito usado, mas já faz tempo que o app do YouTube foi ultrapassado pela seu similar em forma de web app. O web app é feito pelo Google, o app nativo, pela Apple.

Claro, com o iPhone perdendo o app do YouTube e sendo esse propriedade do Google, fica mais evidente que as duas empresas querem destruir uma à outra, mas sinceramente, essa novidade é uma boa para os usuários. Se você já gastou algum tempo no app do YouTube para iOS, sabe o quão ruim ele é. A qualidade do vídeo no 3G é fraca, os recursos são limitados, o tempo de carregamento costuma ser mais lento. Ele era inconveniente e desagradável, basicamente o oposto do que o YouTube é. Após destacar o app como um dos principais recursos do iPhone original, a Apple foi deixando ele apodrecer.

Em última análise, esse parece ser o caso onde todos ganham. Ao matar seu app nativo, usuários do iOS não irão mais se irritar com o ele. Ao não ter que manter um app nativo do YouTube, a Apple se afasta do estranho acordo de licenciamenteo que tinha com uma empresa com a qual não quer nada. Ao fazer seu próprio app do YouTube, o GOogle ganha o controle de suas propriedades. E embora o Google não tenha um bom histórico de apps fenomenais para iOS (Gmail…), o excelente web app é a prova de que ele leva a sério o YouTube. [The Verge]