“A Casa do Dragão” em videogame quer salvar o fracasso de “Game Of Thrones”

“Game of Thrones” nunca teve grande sucesso na indústria de jogos, mas o lançamento de "A Casa do Dragão" deve inaugurar uma nova era de jogos de Westeros. O que podemos esperar
Game of Thrones.
Imagem: Game of Thrones/Reprodução

“Game of Thrones” fez história desde do seu lançamento. Mesmo com o decepcionante final para os fãs, a série deixou sua marca e Westeros se tornou um dos mundos de fantasia mais icônicos.

Agora, a HBO está trazendo de GoT de volta com o próximo spin-off intitulado de “A Casa do Dragão” (“House of the Dragon” no original). A produção chega no próximo domingo, 21 de Agosto, no HBO Max.

Embora “Game of Thrones” tenha se tornado um marco na televisão, a franquia sempre penou para entrar na indústria de jogos. Houve muitos videogames que tentaram capturar a essência de Westeros, mas a maioria fracassou.

Houve títulos de estratégia, RPGs, jogos de aventura e inúmeros jogos para celular que tentaram emular o GoT. No entanto, nenhum jamais se sentiu a par da série ou dos romances e, portanto, recebeu pouca atenção dos fãs. 

Agora, com o lançamento de “A Casa do Dragão”, talvez seja hora da indústria tentar criar novamente uma emocionante aventura de Westeros. Para quem não se lembra, ao longo dos anos, “Game of Thrones” recebeu 11 videogames diferentes baseados em seu mundo. Esses títulos abrangeram uma infinidade de gêneros diferentes, com a maioria desses jogos sendo lançados no celular. 

Entre eles, havia o RPG da Cyanide chamado “Game of Thrones”, a aventura baseada em histórias da Telltale Games intitulada “Game of Thrones: A Telltale Games Series”, e o título de estratégia free-to-play da Turbine “Game of Thrones: Conquest”, entre muitos outros.

Com tantos games, é provável que haja um que capture a essência da série, mas não foi o caso desses títulos.

O jogo que mais emplogou foi “Game of Thrones: A Telltale Games Series”. Os jogadores controlavam uma casa do norte conhecida como House Forrester e jogavam como cinco de seus membros. O jogo foi dividido em seis capítulos diferentes e correu ao lado de GoT durante a temporada 3-5. 

Os jogadores puderam testemunhar diferentes eventos de “Game of Thrones” através dos olhos de uma casa que não havia sido apresentada no programa. O jogo recebeu críticas decentes e provou ser um sucesso para muitos fãs da série, mas uma segunda temporada nunca viu a luz do dia devido a problemas dentro da Telltale Games.

Game of Thrones

Foto: Divulgação / Telltale Games

Vale lembrar que a maioria dos lançamentos de “Game of Thrones” foram para celular. Alguns receberam versões para PC, mas ainda são jogos para smartphone em sua essência. Enquanto outras franquias de fantasia como “Senhor do Anéis” e “Harry Potter” recebem grandes RPGs ambientados em seus próprios universos, GoT está recebendo jogos para celular. 

Isso é meio controverso para uma produção que dominou o cenário da televisão e fez história, porém, os fãs esperam que seja corrigida quando “A Casa do Dragão” chegar.

O spin-off é uma série totalmente nova, que atrai grande parte da sua base de fãs originais e também poderá trazer um público totalmente novo. “House of the Dragon” pode se tornar o tópico de discussão nas mídias sociais, assim como GoT foi, e assim colocar Westeros em todos os lugares novamente, e consequentemente mais videogames no universo seriam obrigatórios. 

O objetivo de qualquer franquia é manter as pessoas explorando as histórias. Exemplo é a Marvel Studios, que fornece fluxos constantes de conteúdo através do MCU, e os fãs também podem recorrer aos inúmeros videogames baseados nos heróis.

Os fãs de “O Senhor do Anéis” terão “Os Anéis do Poder” para conferir em breve ao lado dos jogos “Lord of the Rings: Gollum” e “Middle-Earth: Shadow of Mordor”. Os fãs de Harry Potter foram brindados com “Animais Fantásticos” e o próximo “Hogwarts Legacy”. 

As maiores franquias entregaram conteúdo para os amantes de TV e cinema junto com os jogadores, e é hora de Westeros fazer o mesmo com GoT. Há muito potencial em “Game of Thrones” além dos jogos para celular. 

“A Casa do Dragão” certamente renovará o interesse pela franquia, e a indústria de jogos deve apoiar esse interesse recém-descoberto com novos títulos. Fazer isso dará aos fãs algo para jogar e manterá a franquia na mente do público. Westeros está implorando para ser explorado pelos jogadores, e a indústria precisa entregar! 

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas