“A Era de Ouro” aposta em nostalgia com Donna Summer e Kiss, mas não empolga

Cinebiografia foca na vida de Neil Bogart, considerado o grande responsável pelo sucesso de grandes músicos da década de 1970

“A Era de Ouro” é uma cinebiografia que retrata a vida de Neil Bogart, considerado o grande responsável pelo sucesso da gravadora Casablanca Records na década de 1970. O executivo foi responsável por apostar em uma série de artistas que se tornaram alguns dos maiores nomes da história da música.

whatsapp invite banner

Entre os artistas que lançaram discos pelo selo está o Kiss, banda que demorou a ser sucesso de vendas com gravações de estúdio. Bogart foi principal idealizador do álbum “Alive!”, o primeiro ao vivo da banda, e que foi o grande responsável por transformar o grupo em uma das maiores lendas do rock mundial.

Donna Summer é outra das apostas certeiras do produtor, que foi um dos primeiros nomes da indústria a enxergar potencial naquela que se tornaria uma das maiores vozes do século 20. The Isley Brothers, George Clinton e Village People são mais alguns dos artistas influentes que passaram pela Casablanca.

Biografia, mas com algumas maquiagens

Embora seja uma biografia, não espere algo muito fiel à realidade. Ele mostra que não possui nenhuma pretensão em ser 100% fidedigno aos fatos já na primeira cena. O início do filme (alerta de spoiler) retrata maneira bem exagerada como Neil Bogart transformou o clássico gospel “Happy Day” em um single pop.

O longa é escrito e dirigido por Timothy Scott Bogart, filho mais velho de Bogart, e soa quase como uma homenagem ao legado do pai. Claro, o filme não é tão “chapa branca” a ponto de não abordar as controvérsias e contradições do magnata. Mas ele não trata temas mais sérios com muita profundidade.

A produção traz o lado “executivo brilhante”, capaz de traçar estratégias mirabolantes para promover artistas, o lado “inconsequente e impulsivo”, que fez Bogart contrair dívidas milionárias — inclusive com chefões do crime organizado — logo após a fundação da Casablanca Records, e os problemas na vida pessoal, como a infidelidade à esposa que acabou rachando a família e o abuso de drogas.

O filme também faz uma escolha arriscada ao misturar drama com musical. Isso fato acaba quebrando um pouco a imersão na narrativa, que em alguns momentos é interrompida por um número musical — que, embora não sejam ruins, em alguns momentos parecem mal colocados.

No papel de protagonista está Jeremy Jordan, ator que fez a maior parte da carreira no teatro musical. Ele também chegou a atuar em alguns filmes, mas é mais conhecido pelos papéis nas séries “Supergirl” e “Law and Order”. 

O elenco ainda conta com Michelle Monaghan, como Beth Bogart, famosa por filmes como  “Missão Impossível 3” e “Pixels”, e Jason Isaacs (Al Bogatz), que você deve conhecer como Lucius Malfoy na saga “Harry Potter”. Vale ressaltar as participações especiais dos rappers Jason Derulo, como Ron Isley, e Wiz Khalifa, como George Clinton.

Críticos cenas com CGI ou chroma key podem se incomodar um pouco. Isso porque, principalmente, nas cenas de grandes shows — a exemplo do que aconteceu na grande cena do Live Aid em “Bohemian Rhapsody”, cinebiografia do Queen — as imagens aéreas do público estão longe de serem um primor.

Além disso, um ponto que é impossível não notar durante o filme é a peruca que tenta representar o cabelo de Bogart, que também passa longe do aceitável. 

No fim das contas, o longa é uma grande homenagem ao legado de uma das figuras mais importantes da indústria fonográfica. A produção entrega nostalgia para os amantes da música, principalmente das gravações da  década de 1970 e início dos anos 1990. Mas nada muito além disso.

Assine a newsletter do Giz Brasil

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas