O Android foi lançado no mercado em 2008, e desde então ele evoluiu bastante: a interface ficou mais refinada, o sistema ficou mais rápido, várias novas funções surgiram – Google Maps Navigation, papéis de parede animados, hotspot 3G – até chegarmos ao Ice Cream Sandwich. E o site The Verge resume toda esta história em imagens.

Não só em imagens, claro: o artigo cobre as funções que a plataforma foi ganhando ao longo dos anos. Se no início o Android precisou de algum tempo para conseguir funções básicas, como teclado virtual e função de filmar na câmera, ele tem desde o começo funções que a concorrência ainda não faz melhor – como widgets e a barra de notificações.

O Android começou de verdade lá em 2003, quando Andy Rubin fundou a Android Inc., comprada pelo Google em 2005. Mas a plataforma só chegou ao mercado em 2008, e você pode ver sua história desde então no The Verge – o artigo está ótimo. E, para aumentar a nostalgia, veja este vídeo do Android antes de ser lançado, quando ele ainda era pensado para concorrer contra o BlackBerry. [The Verge]