A NASA disse que a Blue Marble 2012 é a “mais incrível imagem em alta definição da Terra que existe”. Agora eles divulgaram a outra metade, devido à grande demanda.

Esta foto do hemisfério oriental é uma imagem feita depois de seis órbitas capturadas em 23 de janeiro de 2012 pelo satélite Suomi NPP. As duas novas imagens “Blue Marble” foram capturadas usando um novo instrumento a bordo do satélite, o VIIRS (Visible Infrared Imaging Radiometer Suite). Ele captura luz visível e infravermelho usando radiometria – conjunto de técnicas para medir radiação eletromagnética, incluindo a luz visível – para maior precisão.

Só não gostei das listras brancas da imagem na vertical. Eu prefiro a imagem do hemisfério ocidental, mas é difícil ganhar da Blue Marble original. A imagem acima está disponível em resolução de até 11500 x 11500 pixels (!) no link a seguir, e se eu fosse você exploraria um pouco as imagens da NASA no Flickr – achei duas que definitivamente usaria como papel de parede. [NASA Goddard/Flickr]