A mais nova lenda urbana da internet é um demônio mexicano chamado Charlie
Os jovens estão obcecados por uma nova lenda urbana (ou meme) que consiste em um ritual de invocação de demônios culturalmente inexato. Cerca de dois milhões de pessoas usaram a hashtag #CharlieCharlieChallenge no Twitter nos últimos dois dias.
https://twitter.com/mihhssantos/status/603559896148287488
E você não vai querer ficar de fora do Desafio Charlie Charlie, mais uma moda jovem e maneira do ocultismo, vai? Se tudo o que você queria do desafio da canela era uma forma de se conectar com o mundo dos mortos, é só fazer o seguinte:
- Desenhe uma cruz em uma folha de papel.
- Escreva possíveis respostas para o demônio mexicano preso em lápis chamado Charlie (“sim” e não” parecem funcionar).
- Posicione os lápis uma sobre o outro sobre a cruz desenhada e diga “Charlie Charlie, você está aí?”
- Espere até a gravidade entrar em ação, ignore como a gravidade funciona, e entre em pânico com o terror de ver dois utensílios de escrita se mexendo sozinhos.
https://twitter.com/gillinskyaf/status/603147163242225664
Este não só não é um novo jogo, como não passa de ideia cafona de ocultismo feita especialmente para a geração do Vine. A ideia de invocar em conjunto um espírito é algo que as pessoas fazem para assustar a si mesmas há muitos anos, seja chamando pela “Loira do Banheiro” em frente ao espelho, ou por “Bettlejuice” depois de passar muito tempo sobre a volátil carreira de Michael Keaton.
Os lápis respondendo a comandos de uma possível presença sobrenatural pode ser explicado pelo fenômeno psicológico da pareidolia — quando a sua mente dá significado importante a estímulos, vagos, aleatórios ou insignificantes, como ver imagens nas nuvens, por exemplo. É o mesmo exotismo sem sentido presente no tabuleiro Ouija (que foi criado por um empresário americano, apesar do nome misterioso)
A BBC investigou as origens mexicanas do Desafio Charlie Charlie e concluiu que ele não é baseado em nenhuma cultura do México.
“‘Não existe nenhum demônio chamado Charlie no México’, diz Maria Elena Navez do BBC Mundo. ‘Lendas mexicanas são geralmente originadas da história Asteca e Maia, ou de muitas das crenças que começaram a circular durante a colonização espanhola da América. Você sempre encontra deuses com nomes como ‘Tlaltecuhtli’ e ‘Tezcatlipoca’, da língua Nahuatl, na mitologia mexicana. Mas, caso essa lenda tenha se originado após a colonização espanhola, tenho certeza que o demônio teria o nome de ‘Carlitos’ (Charlie em espanhol)’”.
‘Demônios mexicanos são geralmente invenções americanas’, diz.”
O site KnowYourMeme determinou a origem da invocação “CharlieCharlie” em um vídeo postado em 2014 no YouTube sob o nome de “Jugando Charly Charlie”, postado por alguém que fala espanhol. No entanto, as pessoas do vídeo jogam uma variação do meme que atualmente faz os jovens perderem a cabeça.
Mas ele existe há mais tempo que isso. Em 2008, um usuário chamado twilightfan postou uma história sobre como uma brincadeira com lápis podia se conectar a “um fantasma chamado Charlie que morreu de abuso infantil” no site YourGhostStories.com. No agregador de tristezas Yahoo! Respostas, usuários tem perguntado sobre o jogo dos lápis de Charlie desde 2010.
Não se sabe exatamente quando Charlie se tornou algo tão específico como o demônio mexicano, mas uma vez que a mania paranormal viralizou, não levou muito tempo para religiosos alertarem sobre os perigos de invocar nefastos espíritos com o jogo do lápis.
Memes de adolescentes vão e vem com uma tremenda velocidade, e este ainda é uma melhoria do desafio #KylieJennerLipChallenge, uma vez que o de invocação sobrenatural não envolve machucar os próprios lábios. E é também uma clara melhoria do desafio Slender Man, já que ninguém se inspirou no Charlie Charlie para assassinar alguém (ainda).
Foto de capa: BBC