Há oito anos, Alex Tew encontrou um meio bem inusitado para financiar seus estudos na faculdade: a Million Dollar Homepage, um site onde cada parte de 10×10 pixels foi vendido como espaço publicitário por US$ 100. E ele ainda está no ar, mas, como tudo na internet, não é mais tão completo quanto antes – 22% dos seus links estão quebrados.

O projeto pode ser considerado um precursor dos serviços de financiamento coletivo, como o Kickstarter – e deu muito certo. Em apenas 138 dias, Tew vendeu todos os espaços para publicidade.



Mas agora a maioria dos links levam a sites que não existem mais. Os links quebrados representam 221.900 pixels do site, como este GIF criado pelo Quartz mostra. As áreas em rosa não existem mais.

Na verdade, vale notar que 23.200 dos links eram quebrados desde o começo, já que os anunciantes falharam ao fornecer as URLs para o site. Então isso significa que cerca de 20% dos links se perderam nos últimos oito anos. De qualquer forma, é um bom lembrete da efemeridade digital e da fragilidade de todas as coisas da internet. [Quartz]

qpdfqfqonbfung9djja5