“A Múmia” e mais: relembre os 7 melhores filmes de Brendan Fraser

O ator que está em destaque por sua atuação no filme “The Whale”, cotado para o Oscar 2023, tem uma carreira versátil e já provou seu talento em diversas produções
Brendan Fraser

O retorno de Brendan Fraser para Hollywood segue firme e forte! Recentemente, o ator se emocionou com os aplausos que recebeu por sua atuação em “A Baleia” (“The Whale” no original), no Festival de Cinema de Veneza, e virou notícia nos sites de notícias do mundo. Além disso, ele ganhou o prêmio Tribute Actor durante o Festival de Cinema Internacional de Toronto.

Anos após ter se afastado da indústria por ter sofrido abuso sexual, o ator agora volta aos holofotes por protagonizar “A Baleia”, do diretor Darren Aronofsky, e está sendo acolhido pelo público e pela crítica. A trama acompanha Charlie (Fraser), um homem obeso que busca se reconectar com sua filha, interpretada por Sadie Sink (a Max de “Stranger Things”).

O retorno do ator conquistou enorme simpatia do público, em um misto de nostalgia pelos ótimos papéis que interpretou, entre o final dos anos 1990 e começo dos anos 2000. Não é à toa que Brendan recebeu o troféu do Tribute Award, considerado um dos “termômetros do Oscar” e o coloca como um dos favoritos para a temporada de premiações de 2023.

Pensando em relembrar os trabalhos de Brendan Fraser antes da estreia de “A Baleia” no Brasil, separamos sete filmes estrelados pelo ator. Se liga só:

A Múmia (1999)

Brendan Fraser se tornou um dos principais astros de Hollywood nos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente depois de aparecer como o protagonista em “A Múmia” (1999). Segundo a sinopse oficial, “em 1926, um grupo de arqueologistas descobre uma tumba na cidade perdida de Hamunaptra. Dentro da tumba encontrado o corpo de Imhotep (Arnold Vosloo), o sacerdote do Faraó Seti (Aharon Ipalé), que foi mumificado vivo além de ter recebido a mais terrível das maldições por ter dormido com a amante do faraó e, movido por ciúme doentio e amor, ter matado o Faraó. No entanto, quando um dos membros da expedição lê um manuscrito que foi encontrado pelo grupo e traz Imhotep de volta vida, ele ressurge cheio de ódio e só pensa em reencontrar sua amada e destruir todos que cruzem o seu caminho, trazendo consigo as dez pragas do Egito.”

O filme “A Múmia” está disponível na Netflix, Star+, GloboPlay e Amazon Prime Video.

Endiabrado (2000)

Já na comédia “Endiabrado”, Elliot (Brendan Fraser) um enfadonho programador de computadores que está perdidamente apaixonado por sua colega de trabalho Allison (Frances O’Connor). O problema é que ela não lhe dá a menor atenção. Para resolver isto, Elliot resolve vender sua alma ao Diabo (Elisabeth Hurley), que lhe dá 7 desejos para que possa enfim conquistar a garota dos seus sonhos.

O longa “Endiabrado” está disponível no Star+ e Amazon Prime Video.

O Retorno da Múmia (2001)

Em Londres, dentro de uma sombria câmara do Museu Britânico, está para renascer uma antiga força do terror. É 1933, o ano do Escorpião. Faz dez anos desde que o corajoso Rick O’Connell (Brendan Fraser) e a egiptóloga Evelyn (Rachel Weisz) lutaram por suas vidas contra Imhotep (Arnold Vosloo), um inimigo com 3.000 anos. Agora Rick e Evelyn estão casados e moram em Londres, juntamente com seu filho, Alex (Freddie Boath), que tem oito anos. Vários eventos culminam com a descoberta do corpo de Imhotep ressuscitado, graças à ajuda da reencarnação de sua amada do antigo Egito, Anck-Su-Naman (Patricia Velazquez), que matou e morreu por ele.

“O Retorno da Múmia” está disponível na Netflix, Star+ e Telecine. Além disso, para compra ou aluguel no Youtube, Apple, Amazon Prime Video e Google Play Filmes e TV.

O Americano Tranquilo (2002)

Em 1952 Saigon está em plena guerra, envolvida na luta pela libertação do local do domínio francês. É nesta época que chega Alden Pyle (Brendan Fraser), um agente da CIA idealista que é enviado para ajudar as forças locais. Lá ele conhece Thomas Fowler (Michael Caine), um veterano correspondente do jornal London Times, que lhe apresenta Phuong (Do Thi Hai Yen), uma bela vietnamita com quem está envolvido. Logo Pyle também se envolve com Phuong, criando um triângulo amoroso que traz uma série de revelações a tona. O longa não está disponível no streaming.

Crash – No Limite (2004)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme, em “Crash – No Limite”, Jean Cabot (Sandra Bullock) é a rica e mimada esposa de um promotor, em uma cidade ao sul da Califórnia. Ela tem seu carro de luxo roubado por dois assaltantes negros. O roubo culmina num acidente que acaba por aproximar habitantes de diversas origens étnicas e classes sociais de Los Angeles: um veterano policial racista, um detetive negro e seu irmão traficante de drogas, um bem-sucedido diretor de cinema e sua esposa, e um imigrante iraniano e sua filha.

O filme “Crash – No Limite” não está disponível no streaming.

Coração de Tinta – O Livro Mágico (2008)

Em “Coração de Tinta – O Livro Mágico”, Mo Folchart (Brendan Fraser) e sua filha Meggie (Eliza Bennett), de 12 anos, são apaixonados por livros. Desde pequena Meggie teve o hábito de leitura estimulado pelo pai, que trabalha como encadernador de livros. Além disto eles têm o poder de trazer à vida personagens dos livros caso o leia em voz alta, só que sempre que isto acontece uma pessoa real é inserida nos livros.

O longa “Coração de Tinta – O Livro Mágico” está disponível no HBO Max.

Viagem ao Centro da Terra – O Filme (2008)

Em “Viagem ao Centro da Terra – O Filme”, Trevor Anderson (Brendan Fraser) é um cientista cujas teorias não são bem aceitas pela comunidade científica. Decidido a descobrir o que aconteceu com seu irmão Max, que simplesmente desapareceu, ele parte para a Islândia juntamente com seu sobrinho Sean (Josh Hutcherson) e a guia Hannah. Entretanto em meio à expedição eles ficam presos em uma caverna e, na tentativa de deixar o local, alcançam o centro da Terra. Lá eles encontram um exótico e desconhecido mundo perdido.

“Viagem ao Centro da Terra – O Filme” está disponível para compra ou aluguel no Youtube, Apple TV, Amazon Prime Video e Google Play Filmes e TV.

Rayane Moura

Rayane Moura

Rayane Moura, 26 anos, jornalista que escreve sobre cultura e temas relacionados. Fã da Marvel, já passou pela KondZilla, além de ter textos publicados em vários veículos, como Folha de São Paulo, UOL, Revista AzMina, Ponte Jornalismo, entre outros. Gosta também de falar sobre questões sociais, e dar voz para aqueles que não tem

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas