A Sony acabou de mostrar a mais monstruosa e bela TV que vimos nos últimos tempos — uma Bravia de LCD com 84″ e quatro vezes a resolução das melhores TVs de alta definição da atualidade. Ela poderá estar na sua sala de estar no fim do ano.

A TV de 4K (3840×2160), explica o CEO da Sony Kaz Hirai, será capaz de escalar filmes, programas de TV e fotos já existentes para a resolução 4K — algo bem útil, já que conteúdo do tipo ainda é algo raríssimo. Ainda! Mas quando ele chegar, e esse momento é inevitável, você não só terá uma TV gigante com uma quantidade gigantesca de pixels dentro dela, mas dez (dez!) unidades de áudio separadas diretamente na TV, criando um campo sonoro virtual 5.1 surround.

Kaz Hirai ao lado da Bravia de 84 polegadas.

Não colocamos nossos olhos na TV ainda, mas ela tem potencial para ser um espetacular home theater do tipo “tire da caixa e aprecie” — se couber na sua casa, claro. Também precisamos avaliar o quão bem a tecnologia de conversão para 4K funciona, já que se trata de um componente crítico aqui. Mas graças ao formato 4K, mesmo que você precise colocá-la próxima ao sofá, ainda não será possível visualizar independentemente os nove milhões de pixels — são muitos, muitos deles. Ninguém falou em preço (mas custará uma nota), mas a Sony diz que a KD-84X9005  sai lá fora no final do ano. [Sony]