O leste asiático é um lugar populoso. A arquitetura apertada de locais como Hong Kong dão uma boa ideia disso. Mas esta imagem postada pelo usuário valeriepieris do Reddit dá uma visão bem diferente de como é essa concentração populacional. E parece bem precisa.
Claro, tudo é um pouco mais complicado do que a imagem faz parecer, e é tudo baseado em uma matemática simplista. Se você considerar a lista dos 10 países mais populosos em 2008, por exemplo, e considerar apenas os que estão dentro do círculo (China com 1.3 bilhão, India com 1.1 bilhão, Bangladesh com 200 milhões, Indonésia com 200 milhões e Japão com 100 milhões), você chega a 2,9 bilhões de pessoas em um mundo de 2008 que tinha 6,6 bilhões de habitantes. Ou 44%. E isso sem considerar lugares pequenos que contribuem bastante para isso. Outra conta feita no Reddit faz o número superar a metade da população da Terra.
Uma pequena revisão
- População mundial: 7 bilhões
Então para seu post estar correto, o círculo precisa ter mais do que 3,5 bilhões de pessoas.
- China: 1,32 bilhão
- Índia: 1,24 bilhão
- Indonésia: 0,24 bilhão
- Japão: 0,13 bilhão
- Tailândia: 0,07 bilão
- Bangladesh: 0,15 bilhão
- Paquistão: 0,18 bilhão
- Malásia: 0,03 bilhão
- Filipinas: 0,094 bilhão
- Coreia do Sul: 0,05 bilhão
Total: 3,524 bilhões
Impressionante.
De qualquer forma, a verdade é que este círculo (ou qualquer forma que ele tenha) tem uma quantidade bastante desproporcional da população do nosso planeta. Como uma forma de visualização, é talvez a melhor forma de colocar a enorme população mundial em contexto em vez da análise fria dos números. Balance seus braços e comemore por ter espaço ao seu redor. Você é bem sortudo de ter isso. [Reddit via io9]