_Ciência

A Terra não é mais azul: como a crise climática mudou a cor do planeta

Estudo realizado por cientistas americanos sugere que o aquecimento global está tornando os rios da Terra marrom esverdeados

A Terra não é mais azul: como a crise climática mudou a cor do planeta

Imagem: The New York Public Library/Unsplash/Reprodução

Um novo estudo realizado por pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, nos EUA, sugere que as mudanças climáticas estão deixando os lagos da Terra marrom esverdeados. Consequentemente, o planeta está perdendo sua cor majoritariamente azul quando visto do espaço. 

A pesquisa foi publicada no periódico científico Geophysical Research Letters. Para chegar a tais conclusões, a equipe analisou mais de 5 milhões de imagens de satélite que mostravam 85.360 lagos e reservatórios do mundo todo. A evolução das fotografias compreende de 2013 até 2020.

No mapa interativo desenvolvido pelos cientistas, é possível ver, por exemplo, o famoso rio Tietê definido por seus tons de verde. De acordo com os pesquisadores, os lagos escurecidos representam dois terços do total e estão, sobretudo, em regiões mais secas, no interior dos continentes e ao longo das costas.

Os lagos azuis, que já eram raros, estão em declínio devido ao aquecimento global. O aumento das temperaturas faz com que as algas prosperem nos cursos d’água, causando a chamada eutrofização.

Neste processo, os níveis de oxigênio dissolvido na água ficam baixos, levando a morte da vida marinha. A perda não é apenas estética, mas também ambiental, econômica e social. 

Pescadores que utilizam os lagos para o sustento podem ser prejudicados pela falta de peixes, tendo o trabalho interrompido. Além disso, possíveis moradores de regiões afetadas que tratam a água e a utilizam para consumo próprio perderão uma fonte de recurso importante.

Sair da versão mobile