Depois das pilhas recarregáveis lançadas em 2005, a sempre estranha linha eneloop (em um loop) da Sanyo continua crescendo: agora temos o abajur eneloop, uma espécie de lâmpada em forma de vaso, carregado sem fio e que, quando segurado, vira lanterna.

O abajur foi criado para permanecer a maior parte do tempo em uma base de carregamento sem fio, assim como a Touchstone do Palm Pre ou o próprio recarregador eneloop sem fio da Sanyo para o Wiimote. Na base, o abajur pode assumir dois modos: luz branca mais forte, ou luz azul mais suave — chamada pela Sanyo de "Luz que Cura" (Healing Light). A base recarrega a energia de duas pilhas AA, que o abajur usa quando fora da base. Segundo a nota à imprensa da Sanyo, o abajur muda de luminosidade quando virado na horizontal, e menciona que ele possui algum tipo de acelerômetro, mas parece que um sistema para ativar a "luz que cura" ao tirar o abajur da base também funcione.

No começo, não consegui conceber muitos usos para um híbrido de abajur e lanterna, mas aí que me ocorreu: ir ao banheiro à noite! Para isso, o abajur é genial. No Japão, ele chega em 11 de setembro; nos EUA, não se sabe. [Akihabara News]