Em uma cruzada em andamento para trazer a vocês notícias sobre as entranhas dos seus próximos gadgets, aqui estão algumas coisas interessantes sobre acelerômetros. Lembra quando eles chegaram nos smartphones? Como é divertido ficar balançando o celular pra lá e pra cá? É isso mesmo, só que muito melhor.

A ST Microelectronics é uma das grandes fornecedoras, e soltou alguns detalhes sobre um novo acelerômetro digital de três eixos, que não só é menor, como usa bem menos energia do que antes. Então é possível que veremos mais acelerômetros em celulares mais baratos, celulares mais finos e com funcionalidade melhorada — isto é, reconhecimento de duplo-clique e a capacidade de destravar o celular (tirá-lo do modo espera) quando for detectado movimento — poderemos ter apps ainda melhores aproveitando o potencial da nova tecnologia. Além dessas novas funções, os sensores da ST podem monitorar mudanças na temperatura.

Os novos sensores da ST têm dimensões 2x2mm, e o consumo de energia é menor que 100 µA a uma taxa de 100Hz. Você verá mais notícias sobre estes acelerômetros quando eles surgirem em dispositivos novos. [ST]