Acompanhe ao vivo a viagem da Artemis 1 até a Lua neste site 3D da NASA
Para quem deseja acompanhar a jornada da missão Artemis 1 até a Lua, a NASA disponibilizou uma ferramenta online de visualização 3D onde é possível ver a espaçonave Orion no espaço.
Durante a missão, a nave fará uma viagem de 25 dias de ida e volta à Lua, alcançando até 480 mil km de distância da Terra – um recorde até então – e percorrendo uma distância total de 2,1 milhões de quilômetros.
No site batizado “Artemis Real-time Orbit” é possível rastrear todas as etapas desta viagem, além de ver dados em tempo real, como a duração da missão, velocidade da nave, bem como distância da Terra e da Lua, em milhas.
Além de apresentar os principais eventos durante a missão, é possível também ter acesso a informações sobre os locais de pouso na Lua durante o antigo programa Apollo.
Os dados são coletados a partir de sensores a bordo da Orion e transmitidos para o controle da missão da NASA, em Houston, nos Estados Unidos. Esses dados têm sido enviados desde um minuto após a decolagem, ocorrida nesta quarta-feira (16), às 3h47 (horário de Brasília).
“Esta é uma maneira realmente poderosa de se envolver com a missão e entender o escopo do que a NASA está tentando realizar com o Artemis 1”, disse Seth Lambert, o programador que criou a ferramenta. Segundo ele, essa tecnologia será aplicada em missões futuras.
Para acessar a ferramenta 3D, basta clicar aqui. Também é possível acompanhar mais informações da viagem por meio da conta oficial da nave Orion, no Twitter.
Durante testes realizados pelo Giz Brasil, a simulação 3D da Artemis 1 se mostrou um pouco pesada e lenta – tanto no PC quanto no celular –, apresentando alguns erros de carregamento, além de avisos de perda de sinal de dados da missão.
A missão Artemis 1 não leva astronautas a bordo. Ela tem o objetivo de testar o foguete SLS (Sistema de Lançamento Espacial) e a nave Orion no espaço, certificando que eles são seguros para a retomada do envio de astronautas para a Lua, a partir de 2024.
A previsão é que a missão seja encerrada no próximo dia 11 de dezembro, quando a Orion pousará no Oceano Pacífico, próximo da costa dos Estados Unidos.