Acordo de ícones vai gerar super produtora de filmes de terror
O cinema de terror hollywoodiano nunca mais será o mesmo! Isso porque, segundo informações da Variety, os mestres do gênero Jason Blum e James Wan estão em negociações avançadas para fundir suas empresas, Blumhouse Productions e Atomic Monster, respectivamente.
De acordo com o portal norte-americano, as negociações estão avançadas e quando confirmada, eles terão um acordo de produção com a Universal Pictures. A Blumhouse, que é conhecida por sua abordagem de baixo orçamento ao terror, está atualmente sob um acordo inicial com a Universal, que se estenderia ao Atomic Monster quando a parceria fosse fechada. O primeiro contrato de James Wan com a Warner Bros terminou no início deste ano, depois de quase uma década
James Wan é um diretor e produtor cujos créditos incluem a franquia “Invocação do Mal” e seus derivados, como “A Freira” e “Annabelle”, além da série “Jogos Mortais”. Já Blum é produtor de inúmeros gigantes do terror, como os filmes recentes de “Halloween”, a saga “Uma Noite de Crime”, “Atividade Paranormal” e, em breve, uma nova trilogia de “O Exorcista”.
“James é provavelmente 70% a 80% artista, e eu sou 30 a 20% homem de negócios, eu sou o contrário,” Blum disse ao New York Times, que foi o primeiro a divulgar a notícia da possível união. “Nós realmente nos complementamos, yin e yang, que é parte do que deixa isso tão empolgante.”
Com a fusão, as partes esperam que a Atomic Monster e a Blumhouse continuem a operar como selos separados, cada um mantendo sua própria autonomia criativa e identidade de marca.
A Atomic espera utilizar a infraestrutura existente da Blumhouse para expandir ainda mais suas atividades em filmes, TV e novas áreas de conteúdo. A ideia por trás da aliança é aumentar a produção de cada lado. Eles também esperam expandir para jogos relacionados ao terror, entretenimento ao vivo e áudio. Com isso, dentro da parceria, a Atomic Monster de Wan viraria um braço com total liberdade criativa dentro da Blumhouse, atualmente uma das líderes da indústria de cinema. A produtora de Wan, então, teria um acordo de first-look com a Universal, semelhante ao que o cineasta tinha até junho com a Warner Bros.
A notícia da fusão chega perto do anúncio de que Walter Hamada chefiará uma divisão de terror na Paramount Pictures, representando uma força gigantesca para o gênero do terror em Hollywood. E o momento não poderia ser melhor. Nas bilheterias, tem sido um ano assustadoramente bom para o terror com sucessos como “Pânico 5”, “Terrifier 2”, “Sorria”, “Barbarian” e “Halloween Ends”. Essas produções conseguiram superar as expectativas. Isso porque, filmes de outros gêneros – como comédias, dramas ou qualquer coisa que não envolva super-heróis ou sustos – lutam para atrair o público
Os parceiros esperam finalizar a negociação no começo de 2023. Blumhouse e Atomic Monsters já colaboraram no próximo filme “M3gan”, um thriller misterioso sobre uma boneca de inteligência artificial. Seus movimentos de dança matadores instantaneamente se tornaram virais quando o primeiro trailer estreou no início de outubro. A Universal pretende lançar o filme em 6 de janeiro de 2023.