Boas notícias para os fuçadores (e para aqueles que gostam de brinquedos malucos): o Google anunciou o que eles chamam de “ADK”, uma ferramenta que permite que os desenvolvedores de hardware se juntem com os magos do software para criar “acessórios abertos” e caseiros. Baseado no Arduino, a tecnologia irá androidificar o que você quiser.

Pegue, por exemplo, a bicicleta ergométrica conectada ao Android do Google, que envia informações de batimento cardíaco da bike para o telefone. Ou a divertida demonstração de um labirinto de bolinha de gude controlada com um tablet Android. Isso será o novo fetiche dos hackers — uma pranchar que integrará um aparelho de Android com… o que você quiser. É uma ferramenta poderosa e aberta o suficiente para as mentes mais malucas.

A prancha de controle funciona apenas com USB por enquanto, mas suporte ao Bluetooth será disponibilizado em breve. Basicamente, a galera do DIY será capaz de turbinar seus projetos com os poderes do Android, como informações direto na tela, controles remotos, ou qualquer coisa que você conseguir imaginar — e efetuar. Não haverá nenhum tipo de cobrança ou licença necessária para os modificadores, então podemos esperar muita criatividade saindo do ADK. [Android Open Accessory Development Kit]

[viddler http://www.viddler.com/mini/bc39ed0b/]