A Adobe iniciou os testes de uma versão beta e gratuita do Photoshop que pode ser acessada diretamente pelo navegador de internet.

De acordo com o The Verge, por enquanto, a novidade foi liberada apenas no Canadá, e funcionando apenas nos navegadores Chrome ou Edge.

Em testes realizados pelo Gizmodo, é possível acessar no Brasil apenas um tutorial que apresenta as principais funcionalidades do Photoshop para Web. Porém, para testar o aplicativo de edição de fotos, ainda é preciso assinar um dos planos disponíveis.

A ideia é que o programa funcione na versão “freemium”, em que os usuários têm acesso a um número limitado de ferramentas, com alguns recursos extras sendo liberados exclusivamente para assinantes pagantes. Porém, a empresa afirma que as ferramentas gratuitas permitirão executar as principais funções do Photoshop.

Photoshop grátis
Versão beta do Photoshop para navegador de internet.

Photoshop grátis

Conforme apontou o Axios, a ideia é que Photoshop grátis funcione como uma espécie de “funil de vendas”, atraindo usuários para, posteriormente, oferecer a eles ofertas e serviços pagos da suíte da Adobe. O Acrobat para Web, por exemplo, já é usado por cerca de 50 milhões de pessoas por mês – o dobro de um ano atrás.

Lançado em outubro do ano passado, a versão online do Photoshop era inicialmente mais voltada para trabalhos de colaboração, sem apresentar a gama de ferramentas que existe na versão tradicional do programa.

Nos últimos meses, o aplicativo vem ganhando novos recursos, como refinar bordas, a capacidade de converter objetos inteligentes, além de novos filtros neurais. Ainda não há informações sobre quando a versão gratuita será disponibilizada no Brasil.