Lembra do ataque sofrido por videoclipes famosos no YouTube am abril? Foram uns adolescentes bobos que modificaram os vídeos na plataforma, substituindo a imagem estática, alterando títulos e descrições. Nesta semana, dois franceses de 18 anos foram acusados por crimes relacionados à invasão das contas da Vevo no YouTube e estão sob a custódia da polícia.
• Despacito e outros clipes sofreram um ataque no YouTube
• Hackers que tomaram Twitter da HBO agora roubam 3 TB de dados da Vevo
Na época, eles zoaram o clipe de Despacito, vídeo mais popular da plataforma, com mais de 5 bilhões de acessos. Clipes de Chris Brown, Shakira, DJ Snake, Selena Gomez, Drake, Katy Perry e Taylor Swift também foram alterados. De acordo com a Variety, os jovens, identificados como “Nassim B.” e “Gabriel K.A.B.”, são suspeitos pela invasão de várias contas da Vevo para a publicação de mensagens pró-Palestina.
Os garotos trocaram a imagem estática do vídeo pela foto de uma gangue mascarada segurando armas (da série La Casa de Papel da Netflix) e a descrição foi alterada bancando a autoria pelos nomes “Prosox” e “Kuroi’sh”. Alguns vídeos de fato continham mensagens pró-Palestina, mas em outros haviam comentários bobos como “Drake foi morto por Prosox no fortnite”. Um dos hackers afirmou no Twitter que usou um “script” para alterar o título dos vídeos.
Os dois agora sofrem 11 acusações diferentes – cinco para Nassim B. e seis para Gabriel K.A.B. A identificação foi possível graças a uma colaboração entre a Procuradoria de Paris e Procuradoria Distrital de Manhattan em Nova York, onde opera a Vevo.
Alguns meses antes desse ataque, a Vevo sofreu um vazamento enorme e mais de 3 TB de dados foram expostos – incluindo documentos internos, vídeos, materiais promocionais e códigos para desativar o alarme dos escritórios da companhia no Reino Unido. Não há nenhum indício que os dois jovens estejam envolvidos com esse vazamento.
[Variety]
Imagem do topo: Captura de Tela/Youtube